A importância do Diálogo entre a educação profissional e o setor produtivo - abnnycaetano

Plantão

abnnycaetano

A NOTÍCIA QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 23 de agosto de 2025

A importância do Diálogo entre a educação profissional e o setor produtivo

 



Em contato com a nossa redação , o técnico Antônio de Pádua Sobrinho compartilhou sua trajetória na Educação Profissional e Técnica (EPT), marcada por dedicação, compromisso e experiências que atravessam salas de aula, programas públicos e articulações com o setor produtivo.


Pádua iniciou sua caminhada na EPT como professor e coordenador de curso técnico na Escola Cidadã Integral Técnica Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia (PB). Nesse período, acompanhou de perto a formação dos estudantes, promovendo uma educação técnica integrada, contextualizada e conectada ao mundo do trabalho. Atuou também como instrutor do SENAI, ampliando sua experiência na área técnica.


Sua atuação o levou a participar de importantes fóruns, inclusive em nível internacional, como o Fórum Mundial de Educação, onde pôde trocar experiências e conhecer iniciativas de outros países voltadas ao fortalecimento da educação técnica.


Com o tempo, Pádua assumiu a função de Coordenador Pedagógico Adjunto do PARAIBATEC — programa do Governo da Paraíba voltado à ampliação do acesso à EPT em todo o estado. Nesse cargo, também integrou a equipe do Programa Estadual Primeira Chance, iniciativa que conecta estudantes da EPT ao mercado de trabalho por meio de estágios supervisionados. Foi nesse contexto que reforçou sua convicção de que a educação profissional precisa dialogar com a realidade social e econômica dos territórios.


Atualmente, Pádua atua como palestrante e formador, contribuindo para debates sobre juventude, currículo integrado, inovação educacional e o papel social da EPT. Suas palestras e oficinas já foram realizadas em estados como Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, sempre com foco na educação profissional.


Ao longo de sua trajetória, construiu uma visão crítica e propositiva sobre a EPT. Para ele, o diálogo com o setor produtivo deve estar articulado às necessidades sociais, garantindo que a educação profissional não apenas forme mão de obra, mas também cidadãos conscientes e protagonistas de suas histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário