Lançamento da Antologia "Memórias e Afetos" celebra vozes femininas, em Areia - PB - abnnycaetano

Plantão

abnnycaetano

A NOTÍCIA QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Lançamento da Antologia "Memórias e Afetos" celebra vozes femininas, em Areia - PB


 ,Dia 1º de maio foi a data escolhida para o lançamento do livro “Memórias e afetos”, uma Antologia escrita por mulheres paraibanas de diversas cidades, e de diferentes estados do Brasil. 

O lançamento aconteceu na Tulle Cafeteria, localizada na cidade de Areia, Brejo paraibano, na semana em que Pedro Américo completaria 182 anos. O evento reuniu autoras, leitores e entusiastas da literatura para celebrar a escrita feminina em suas múltiplas vozes e expressões.

Areia, cidade histórica e de beleza única, foi o cenário para o lançamento da Antologia "Memórias e Afetos", uma obra literária escrita exclusivamente por mulheres e organizada pelas escritoras Karina Azevedo e Dilma Rodrigues. 


A antologia é composta por textos que transitam entre recordações pessoais, relações familiares, experiências emocionais e reflexões sobre o cotidiano, construindo uma rica tapeçaria de afetos e vivências que representam a diversidade da experiência feminina. “Essa antologia nasceu do desejo de criar um espaço seguro e legítimo para a escrita de mulheres. Cada texto carrega uma memória que atravessa e se conecta com outras histórias de vida”, destaca Karina Azevedo.


O lançamento ocorreu em uma semana simbólica: a cidade natal de Pedro Américo celebra, em maio, os 182 anos de nascimento do renomado pintor e intelectual. A escolha da data reforça a importância cultural de Areia e amplia o diálogo entre tradição e contemporaneidade.


“Acreditamos na potência das narrativas femininas e na força transformadora da escrita. Lançar essa obra em Areia é também reconhecer que os territórios do interior são férteis em cultura, memória e arte”, afirma Dilma Rodrigues.


"Memórias e Afetos" reúne mais de 50 autoras, vindas de diferentes lugares e vivências. São elas: Adriana Costa, Adrianne Rocha, Ana Maria, Aparecida Virgínio, Aretuza Luna, Arlene Nicolau, Caroline Sales, Carolina Miranda, Cecília Nóbrega, Cida Silva, Claudivânia de Souza, Daniele Souza, Danielma Freitas, Edilza Martins, Ednalva Luna, Eliane Silva, Emanuelly Almeida, Flávia Alves, Franciele Medeiros, Geane Luna, Gilvanete Araújo, Giovana Oliveira, Gleyce Dantas, HelôMiléo, Isabel Cristina, IzaBelarmino, Janaína Araújo, Janiere Portela, Josicleide Cabral, Juçara Dantas, Judite da Silva, Juliana Batista, Layse Lira, Luana Calina, Lenir Schettert, Maria Daniela, Maria de Fátima, Maria Eugênia, Maria Luiza, Mariselia Martins, Monalisa Porto, Mônica Viana, Nayara Nunes, Palmira Karlyere, Paula Hammel, Pricila Macêdo, Priscila Presley, Rizoneide Pontes, Rosa Silva (in memoriam), Sangela Lígia, Silvaneide Sousa, Telma Marya e Vanuza Duarte.


Durante o evento, o público participou de leitura de trechos, bate-papo com algumas das autoras presentes, sessão de autógrafos e um momento de confraternização em um ambiente acolhedor e culturalmente vibrante. 


Mais do que uma coletânea de textos, "Memórias e Afetos" é um gesto coletivo de escrita e resistência, onde cada autora imprime sua história e reafirma o poder da literatura como espaço de afeto, memória e transformação.


O momento poético foi encerrado ao som de Jarderson Souto, trazendo canções da MPB para ilustrar o clima aconchegante e de muita emoção das muitas “Memórias e afetos” que o dia trouxe. 


Por Texto de Karina Azevedo e Dilma Rodrigues com colaboração de Daniele Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário