O evento, sediado na ECI Índio Antônio Sinésio da Silva, localizada na Aldeia Brejinho, no município de Marcação, reuniu profissionais da educação, lideranças comunitárias e representantes das comunidades Potiguara para dialogar, partilhar saberes e construir, de forma coletiva, propostas pedagógicas alinhadas à realidade, cultura e línguas originárias dos povos indígenas.
A programação contemplou momentos de escuta e trocas de saberes, com rodas de conversa, oficinas pedagógicas e mesas de diálogo que abordaram temas como os direitos das crianças indígenas na educação infantil, a valorização das línguas maternas, dos rituais tradicionais e do território como fundamento pedagógico.
Voltada para professores, coordenadores, gestores, técnicos pedagógicos e demais profissionais que atuam com a educação infantil nas comunidades Potiguara, a formação teve como objetivo fortalecer a construção de uma educação antirracista, que reconhece a diversidade como princípio educativo e valoriza os saberes ancestrais e comunitários como base da prática pedagógica.
Para a gerente executiva de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Educação, Julyana Lira Gentle, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com uma educação que respeita e valoriza as identidades indígenas:
> “Esse ciclo formativo é mais do que um espaço de formação continuada — é um espaço de escuta, de reconhecimento e de reafirmação dos direitos das infâncias indígenas. Ao construirmos propostas pedagógicas em diálogo com os saberes locais, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que acolhe, respeita e se constrói a partir da diversidade cultural dos povos originários”, destacou Julyana.
Entre os momentos de destaque da programação estiveram a Mesa de Diálogo “A Criança Indígena e os Direitos na Educação Infantil”, a Roda de Conversa com Saberes Locais, que abordou as línguas, os rituais e o território como fundamentos pedagógicos, e a Oficina Pedagógica voltada à construção de propostas que valorizem as identidades culturais indígenas.
O encontro foi encerrado com o momento coletivo “Caminhos para uma Educação Infantil Antirracista e Pluricultural”, que simbolizou a continuidade dos diálogos e o fortalecimento de práticas pedagógicas que promovem o respeito, a valorização da identidade e o pertencimento nas escolas indígenas paraibanas.
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