Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Frei Martinho contemplado: João Azevêdo anuncia lançamento de edital para construção de mais de 2.800 cisternas em 25 municípios


 O O governador João Azevêdo anunciou, na segunda-feira (23), durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o lançamento de edital de chamamento público para construção de 2.823 cisternas, sendo 2.597 destinadas a consumo humano e 226 para produção, em 25 municípios, com investimentos superiores a R$ 21 milhões.

A ação visa garantir o acesso à água potável para consumo humano, fortalecimento da agricultura familiar, inclusão produtiva e combate à desertificação e à insegurança alimentar. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh) e  pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em colaboração com outras entidades.


“Através do edital que estaremos publicizando no Diário Oficial do Estado, vamos garantir condições de produção e água potável para consumo humano, oferecendo melhores condições de vida para quem está no campo”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.


A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou mais uma iniciativa da gestão para melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. “A segurança hídrica sempre foi uma prioridade do governo e esse lançamento de R$ 21 milhões em cisternas é mais uma ação para quem precisa de água potável”, disse.


Serão contemplados nesta etapa os municípios de Cajazeirinhas, São Bentinho, Vista Serrana, Malta, Condado, Pombal, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Lagoa, Riacho dos Cavalos, Riachão, Alagoa Grande, Areia, Frei Martinho, Coxixola, Gurinhém, Arara, Araruna, Dona Inês, Areia de Baraúnas, Emas, Mãe D’Água, Manaíra e Santa Luzia.


Secom PB

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Com recorde de público e muita emoção, Frei Martinho realiza Festa de Nossa Senhora da Guia 2024


 Localizado na região do Seridó da Paraíba, o município de Frei Martinho vivenciou com muita emoção neste mês de setembro as festividades da sua padroeira Nossa Senhora da Guia. Foram 10 dias de muita festa recheados com uma vasta programação religiosa e cultural. Quermesses com música ao vivo no Pavilhão, cavalgada, feira de artesanato, atividades esportivas, entre outras, fizeram parte da programação do evento que se encerrou nesse domingo (8) com uma grande festa em praça pública abrilhantada pelas bandas Cavaleiros do Forró e Ferro na Boneca, marcando o encerramento da programação social com a presença de milhares de pessoas no Centro da cidade.


Como visto pelo Portal Picuí Hoje, o evento ocorreu com total segurança, contando com o apoio de policiais do Nono Batalhão de Polícia Militar (9º BPM-PB), segurança privada, sistema de monitoramento por câmeras de segurança, além de uma forte equipe de profissionais de saúde que estiveram de prontidão para atender toda e qualquer ocorrência.

 Ainda no domingo (8), a comunidade católica encerrou com chave de ouro a sua programação religiosa com a realização de missa e da Procissão de Nossa Senhora da Guia pelas principais avenidas da cidade.



A Festa de Nossa Senhora da Guia 2024 foi promovida por meio de uma parceria entre o Poder Público e a Paróquia local e se consolidou como a maior já realizada na "Princesa do Seridó", que mais uma vez foi preparada para receber seus munícipes e todos visitantes com muito amor e carinho.

 Em entrevista ao Portal Picuí Hoje, o prefeito Tião Pinto disse que "a festa de Nossa Senhora da Guia ficou mais uma vez marcada nos corações de todos os presentes". Segundo o prefeito – que tem se consolidado como um dos melhores gestores públicos paraibanos –, além de muita alegria, o evento gerou emprego e renda e movimentou o comércio local promovendo um forte impacto financeiro.

domingo, 1 de setembro de 2024

4 GRE: Estudantes da Escola Estadual Severino Gregório Dantas recebe prêmio Juventude nas Letras.

 

Uma coletânea de textos que mostra a força da nova geração de escritores paraibanos foi lançada neste  sábado (31). O livro é resultado do edital do prêmio literário ‘Juventudes nas Letras’, uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação, representada pela Editora A União e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.


O evento  reuniu jovens autores na Livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, dentre eles os estudantes Caio Daniel,  Eduardo Silva e Yonara Silva da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas, que localiza_se no Distrito de Santa Luzia, município de Picuí e pertencente à 4 Gerência Regional de Educação, que foram orientados pela Professora de língua portuguesa Jaçanan de Souza Teles 


O lançamento da coletânea faz  parte da programação de encerramento do ‘Agosto das Juventudes 2024’. Foram selecionados textos nas categorias Cordel, Crônica, Poesia e Conto.


Os estudantes  foram contemplados com exemplares da coletânea e certificados.