Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

É candidato! Ferreira Neto aparece bem humorado desmentindo mais uma vez sobre FAKE NEWS sobre sua corrida eleitoral.


 O jovem radialista  Ferreira Neto tem sido alvo de informações falsas sobre sua candidatura, porém é importante destacar que não há nada que possa legalmente impedir a postulação de um concorrente tão determinado a ocupar uma cadeira na câmara legislativa de Nova Floresta. Ferreira Neto seguiu todos os protocolos exigidos pela lei e mantém-se firme em sua jornada rumo às urnas. 


Desde o início da sua jornada política, Ferreira Neto vem sendo alvo de fake news, em tentativas desesperadas de manchar sua imagem e desestabilizar sua campanha. E diante das falsas acusações, o candidato mantém a firmeza em seus propósitos e segue confiante em sua corrida eleitoral. 


Ao ser questionado sobre as notícias falsas que têm circulado, Ferreira Neto se pronunciou com serenidade e determinação: "É natural que com o crescimento da nossa campanha, integrantes da velha política ainda recorram a estratégias duvidosas como esta. Mas nós confiamos no discernimento do eleitorado, que conseguirá enxergar a verdade em meio à tentativa de desinformação." Por fim, o candidato ressaltou a confiança em Deus e afirmou: "Estamos convictos de que Ele tem iluminado nosso caminho e nos fortalecido para seguirmos adiante nessa jornada. Não nos deixaremos abalar por táticas lamentáveis; pelo contrário, nos fortaleceremos para continuarmos lutando por uma política mais justa e transparente."


terça-feira, 20 de agosto de 2024

Frei Martinho vivenciará mais uma grande festa da padroeira que acontecerá em setembro.


 O município de Frei Martinho, Seridó paraibano, se prepara para mais uma grande festa de sua padroeira Nossa Senhora da Guia em 2024, com uma vasta programação religiosa e social.

No dia 07 de setembro, dois grandes shows musicais abrilhantarão o evento. Em praça pública se apresentarão as conhecidíssimas bandas “Cavaleiros do Forró” e “Ferro na Boneca”.

Uma superestrutura de palco, som, iluminação e segurança será disponibilizada para que os freimartinhenses e visitantes divirtam-se à vontade na princesinha do Seridó.

A Prefeitura Municipal prepara a cidade para receber o grande público.

Francisco Araújo

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

MELHORES DO ANO 2024: Antônio de Pádua Sobrinho foi escolhido pela população na categoria Melhor Palestrante


 A empresa A2 Marketing Publicidade e eventos realizou uma pesquisa de opinião pública via Internet, tendo como objetivo eleger empresas e profissionais que se destacaram no ano de 2024.  Na categoria “Palestrante”, a população escolheu Antônio de Pádua Sobrinho. Veja o resultado https://www.instagram.com/p/C-3JlNcpe0S/?igsh=MWhrb2pmeGloczl1dQ==

Pádua percorre a Paraíba e outros estados proferindo palestras em escolas, institutos federais e universidades sobre o setor mineral da região do Curimataú e Séridó Paraibano, sobre o mundo do trabalho: Oficina de conexão com o mundo do trabalho, além de palestras sobre sua história e trajetória profissional, partilhando experiências com outros jovens que buscam ascensão através da educação. 

É importante destacar que Pádua teve sua história e trajetória profissional contada em livro através do Projeto: “A história da memória – constituição de um acervo de fontes históricas com ex-alunos do Instituto Federal da Paraíba de Picuí”. Veja o link do livro http://editora.ifpb.edu.br/ifpb/catalog/book/444

Esse prêmio representa a valorização e o reconhecimento do meu trabalho, que   é feito com muita dedicação, esforço e responsabilidade, obrigado à todos que me escolheram. 

A cerimônia oficial de premiação ocorrerá no dia 13 de outubro de 2024 na cidade de Picuí.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Em Frei Martinho, MPE pede indeferimento de registro de candidatura de vice-prefeito


 O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Juízo da 25ª Zona Eleitoral o indeferimento do registro de candidatura nas Eleições 2024 de Fernando Gongim, na disputa ao cargo de vice-prefeito de Frei Martinho, município localizado na região do Seridó da Paraíba,  por cometimento de crime com condenação transitada em julgado.


Fernando Gongim disputaria o cargo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), compondo a chapa do candidato a prefeito Giliard Araújo, do mesmo partido. De acordo com o Recurso Representativo de Controvérsia (RCC) nº 0600114-46.2024.6.15.0025, obtido pelo Portal Picuí Hoje, ele foi condenado pela 11ª Vara da Subseção da Justiça Federal do estado de Goiás, à pena de 2 anos e 3 meses de reclusão, em virtude da prática dos delitos previstos nos artigos 304 e 297 do Código Penal, inserto no capítulo dos crimes contra a fé pública.

Neste caso, o requerente foi condenado por crimes contra a Fé Pública, sendo que, somente em 07.08.2017 foi extinta a punibilidade pelo cumprimento da pena. Logo, ainda não transcorreu o prazo necessário de 8 anos, já que devem ser contados oito anos do dia em que cumprida/extinta e pena.", diz trecho do documento assinado pelo promotor de justiça da 25ª Zona Eleitoral, Dr. Arthur Magnus Dantas.


Gondim é esposo da pré candidata a vereadora Aguifaneide Lira (PDT) e cunhado do ex-prefeito Aido Lira (PSB).


Portanto, o indeferimento da candidatura do vice-prefeito é um revés ao grupo de oposição ao prefeito Tião Pinto (Republicanos), que agora precisará encontrar um substituto que esteja disposto a disponibilizar o nome para recompor a chapa.


No caso de apresentar defesa em busca do registro da candidatura, no caso do indeferimento por parte da Justiça Eleitoral, Fernando Gongim poderá ainda recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).


Agora é aguardar cenas dos próximos capítulos.


Portal Picuí Hoje.

Em Picuí, registro de candidatura de Zé Onildo é impugnado com base na Lei da Ficha Limpa


Foto reprodução/portal do curimataú 
 Mal começaram os registros de candidaturas na Paraíba e os candidatos, partidos, coligações e federações já começaram a atuar para formalizar as impugnações aos registros.


Um desses casos é o do ex-vereador José Onildo de Negreiros, conhecido popularmente como "Zé Onildo", candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, que teve impugnado o seu registro de candidatura nas Eleições 2024.

 Como visto pelo Portal Picuí Hoje, a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) nº 0600155-13.2024.6.15.0025 foi feito pelo Partido Republicanos e assinado pelo advogado Dr. Ravi Vasconcelos.

De acordo com a impugnação, o candidato a vereador está inelegível por conta da Lei Ficha Limpa.

Conforme apurado, o processo contra Zé Onildo transitou em julgado em 2015. Ele foi condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão e 18 dias de multa, tendo sido a pena substituída por prestação de serviços à comunidade na Secretaria de Agricultura de Picuí, tendo iniciado o seu cumprimento no ano de  2016 e sendo foi cumprida no meio do ano de 2019.

Contudo, mesmo cumprida a pena, a Lei Ficha Limpa impõe a inelegibilidade por oito anos após o cumprimento da pena, o que só irá acontecer somente em 2027.

Portanto, a inelegibilidade de Zé Onildo é um revés ao grupo do prefeito Olivânio Remígio (PT), apoiador da candidatura do vereador Ranieri Ferreira (PT) à Prefeitura de Picuí, que agora precisará encontrar um substituto à altura.

Vale ressaltar que Zé Onildo – que representa uma forte liderança política nas regiões de Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões, distritos da "Terra da Carne de Sol" –, foi vereador por 4 mandatos e, com o apoio político do ex-vereador, o irmão Joaquim Vidal de Negreiros, conhecido popularmente como "Irmão Vidal", foi eleito  ao cargo de vereador em 2012 e reeleito em 2016, chegando a assumir a Presidência do Poder Legislativo de Picuí no biênio 2019-2020. Atualmente, o Irmão Vidal é grande opositor ao atual prefeito, principalmente ao seu partido, o que possivelmente impedirá uma substituição no grupo familiar.

Após apresentar defesa em busca da retomada do seu protagonismo político, a qual será julgada pela Justiça, Zé Onildo ainda poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Agora é aguardar cenas dos próximos capítulos.

Portal Picuí Hoje.



terça-feira, 13 de agosto de 2024

“Estou preparado, com vontade e com coragem de ser governador”, diz Adriano Galdino

 



Adriano Galdino anuncia planos para 2026 e destaca Hugo Mota como próximo presidente da Câmara Federal


O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), voltou a externar o desejo de disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026. Ele disse que está preparado e com vontade de ser governador da Paraíba.

“Eu estou com vontade, eu estou preparado e estou com coragem de ser candidato a governador. O tempo é quem dirá, se vou ter essa condição ou não, mas estou preparado, com vontade e coragem de ser candidato sim”, disse Galdino ao portal Se Liga PB.

Em princípio, o plano do Republicanos para 2026 é a candidatura do deputado federal, Hugo Mota, presidente estatal do partido, ao Senado. Já existe até uma sinalização para a sigla, junta com o PSB e PP estarem na mesma chapa.

Brasileira que inventou câncer e arrecadou R$ 30 mil na Irlanda pede desculpas




 Uma brasileira que mora na Irlanda resolveu criar uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para se curar de um câncer e conseguiu mais de R$ 30 mil. O único detalhe é que ela nunca teve a doença.

Laís Basílio, de 23 anos, criou a vaquinha no final de maio na plataforma gofundme alegando que havia descoberto o câncer, sem especificar o tipo, no fim de 2023, não estava trabalhando desde o diagnóstico e precisava de dinheiro para pagar as contas.

Polícia prende assaltantes em flagrante suspeitos de roubar moto em João Pessoa

 





 A Polícia Militar prendeu, na manhã desta terça-feira (13), em flagrante, dois assaltantes suspeitos de roubar uma moto no Jardim Planalto, em João Pessoa.

De acordo com informações, o roubo da motocicleta aconteceu após a vítima estacionar o veículo em frente a uma padaria. Os criminosos aproveitaram o momento e levaram a moto.

Após diligências, a polícia conseguiu encontrar os criminosos e prendeu em flagrante. A moto usada no crime e o veículo roubado foram recuperados.

O caso foi registrado na Central de Polícia, na Capital.

Vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (SP) morreram de politraumatismo, diz IML






 Técnicos do Instituto Médico Legal (IML) concluíram que a causa da morte das 62 vítimas do acidente aéreo da Voepass em Vinhedo (SP) foi politraumatismo, ou seja, todos os ocupantes morreram quando a aeronave atingiu o solo.

Segundo os profissionais do IML, a carbonização dos corpos foi provocada pela explosão seguida de incêndio após a queda, posterior aos óbitos.

Inusitado: carro cai de barranco após motorista se perder em João Pessoa

(Foto: TV Arapuan/Sistema Arapuan de Comunicação)

Os motoristas que trafegam com destino a avenida Dom Pedro II, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, se surpreenderam na manhã desta terça-feira (13), ao avistar um carro que ficou em uma posição inusitada após se envolver em um acidente durante a madrugada.

De acordo com o motorista do veículo, ela estava trafegando por uma rua paralela à avenida, e devido a falta de iluminação acabou virando para um lado que havia um barranco.

Apesar do susto, nenhum ocupante do veículo ficou ferido. Até às 6h27 o automóvel ainda permanecia no local.


segunda-feira, 12 de agosto de 2024

STF ainda debate Lei dos Caminhoneiros após quase dez anos; entenda o que está em jogo

 


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas)



   Quase dez anos após a publicação da Lei dos Caminhoneiros, o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda debate pontos da regra, que podem criar um passivo trabalhista bilionário para as empresas do setor, calculado em R$ 255,6 bilhões.

O julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5.322 contestando parte da lei 13.103, de 2 de março de 2015, ocorreu em junho do ano passado, mas dois recursos pedindo esclarecimentos da decisão voltaram à corte neste mês.

Em 2 de agosto, o plenário virtual do Supremo começou a discutir os embargos de declaração apresentados por representantes das empresas de transporte e dos trabalhadores, mas o debate foi interrompido na quinta-feira (8), após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

O pedido de vista é uma solicitação de mais prazo para analisar o tema. Por regra, o ministro tem prazo de até 90 dias para devolver o processo e, então, novo julgamento será marcado.

Um dos principais pontos a serem esclarecidos pelo STF é a partir de que data devem ser aplicados os entendimentos dos ministros definidos no julgamento do ano passado: se a partir da data de entrada da lei em vigor ou se após o julgamento da corte.

A defesa feita tanto por trabalhadores quanto por empregadores é de que o marco seja a partir de junho de 2023, quando ocorreu ou julgamento, e os efeitos não sejam retroativos, ou seja, não valham desde que a legislação foi publicada.

O motivo é que a Lei dos Caminhoneiros aprovada por Câmara e Senado no governo Dilma Rousseff (PT) trouxe dispositivos considerados inconstitucionais pelos ministros do STF. Entre eles estão as regras do descanso semanal remunerado e do intervalo interjornada, entre um dia e outro de trabalho.

O Supremo julgou também o tempo de espera pela carga como sendo de trabalho e não de descanso, e entendeu que não é constitucional o motorista descansar com o caminhão em movimento, que se dá com revezamento entre dois motoristas -enquanto um dirige o outro dorme.

Segundo o advogado Orlando Maia Neto, sócio do Ayres Britto Advocacia e que atua no processo como amicus curiae (amigo da corte) representando as empresas do setor de transporte de combustível, a legislação permitia a flexibilização de alguns direitos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), entre eles a divisão do tempo de descanso interjornada, o descanso em movimento e não fazer a pausa semanal em viagens longas.

Pela lei de 2015, o motorista poderia descansar menos horas entre um dia de trabalho e outro e acumular as horas faltantes para tirá-las no futuro. O mesmo ocorria com o descanso semanal. Em viagens longas, o caminhoneiro também podia ficar sem folga e, depois, tirava esse período ao voltar para a cidade de origem, chamada de base.

“As empresas seguiam como estava na lei, porque, na realidade, a lei refletiu uma prática que já ocorria”, diz ele, que é advogado do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). “As empresas e os trabalhadores em si acordavam de descansar só lá na frente, mas o Supremo falou que isso não dá.”

Como a regra foi considerada inconstitucional, é preciso cumprir os prazos de descanso entre uma jornada e outra e nas viagens longas, além de contar na jornada o período em que o motorista espera o caminhão ser carregado. Com isso, o setor de transporte estima ser necessário aumentar em 20% a frota de caminhões.

Maia Neto afirma que, no setor de transporte de combustíveis, há ainda um agravante, que é o fato de caminhão precisar ser adaptado e o motorista é especializado e precisa passar por cursos, com isso, aumentar a frota não seria tão simples.

A CNT (Confederação Nacional dos Transportes), que representa empregadores, pediu ao menos mais dois anos para se adequar, e voltou a requerer a possibilidade de descanso em movimento. As duas solicitações, no entanto, já foram negadas pelo ministro relator, Alexandre de Moraes.

Em seu relatório, o ministro acatou a solicitação da CNT e da CNTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), de modular os efeitos da decisão a partir do julgamento -as regras devem valer a partir de agosto de 2023, data de publicação da ata- e também atendeu a um outro pedido dos trabalhadores, de que as convenções coletivas tenham validade sobre leis, desde que não derrubem direitos constitucionais.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Depois, houve pedido de vista de Dias Toffoli. Ao retomar o julgamento, Toffoli será o primeiro a apresentar seu voto.

O que diz a Lei dos Caminhoneiros

Aprovada após pressão da categoria em uma greve no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), já na esteira do pedido de impeachment -caminhoneiros era a favor da queda da presidente-, a lei 13.103 regulamentou a profissão de motorista profissional e determinou algumas regras sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros, que diferiam do que diz a CLT.

A lei determinava uma hora de almoço por dia, 11 horas de descanso entre um dia de trabalho e outro, e descanso semanal de 35 horas em viagens longas. A prorrogação da jornada de trabalho poderia ser de até duas horas por dia, pagas com o acréscimo de 50% ou conforme acordo coletivo.

O acordo coletivo poderia permitir a redução das 11 horas de descanso para até nove, desde que houvesse compensação no dia seguinte.

O que decidiu o Supremo sobre a Lei dos Caminhoneiros

É inconstitucional a parte da legislação que permitia o fracionamento do descanso noturno, entre uma jornada de trabalho e outra, assim como o fracionamento e o acúmulo do descanso semanal. “O descanso tem relação direta com a saúde do trabalhador, constituindo parte de direito social indisponível”, disse o relator, ministro Alexandre de Moraes, no seu voto.

Outro ponto considerado inconstitucional foi contar como descanso o período em que o motorista ficava aguardando o caminhão ser carregado. Ele deve entrar na jornada de trabalho e, se for o caso, ser considerado hora extra.

A possibilidade de descanso com o veículo em movimento, por meio de revezamento de motoristas, foi negada. Agora, a CNT contesta. Moraes negou novamente, mas ainda há outros ministros para apresentarem seus votos.
Ao todo, no julgamento de junho de 2023, 11 pontos foram considerados inconstitucionais.

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) -

Adriano Galdino anuncia planos para 2026 e destaca Hugo Mota como próximo presidente da Câmara Federal





O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, reforçou suas intenções políticas para as eleições de 2026, especialmente em relação à disputa pelo governo do estado. Ele afirmou que não vai esperar por ninguém.

“Eu vou na minha caminhada, na minha luta, colocando na Paraíba a ideia do que precisa ter: um filho do povo que entenda, compreenda as dificuldades e saiba tratar das questões de sobrevivência, de qualidade de vida, da geração de empregos. Tudo isso faz parte do meu DNA. O sofrimento de um filho do povo me permite criar um estado mais justo, maior e melhor”, declarou.

Galdino destacou sua satisfação com o apoio e o respeito recebidos de diversos colegas, com pelo menos 20 deputados declarando apoio à sua candidatura ao governo do estado. Em tom de composição de chapa, o parlamentar comentou sobre o cenário político, destacando que, se não houver espaço no Republicanos, o deputado Hugo Mota, que tem mostrado interesse em ser senador, pode se tornar um candidato viável ao governo no futuro.


Galdino elogiou Mota por sua juventude e competência, sugerindo que ele tem potencial não apenas para ser um grande senador, mas também para aspirar à presidência da Câmara Federal. “Todas as vezes que eu vou a Brasília, tenho mais certeza de que ele será o próximo presidente da Câmara”, disse. 

O deputado também mencionou que Mota é bem aceito em diferentes correntes políticas e que, se necessário, pode se tornar uma opção para vários líderes partidários.

Trabalho dos Deputados Durante as Eleições Municipais

Minimizando as críticas de parte da sociedade sobre a ausência dos deputados estaduais nas sessões da Assembleia Legislativa durante as eleições municipais, Adriano Galdino afirmou que “nenhum político tem férias, nem descanso. Trabalha cotidianamente”. Embora os deputados não compareçam presencialmente à Assembleia, Galdino ressaltou que eles continuam atuando na representação do povo em suas bases eleitorais.

Adriano Galdino destacou a importância da presença dos deputados durante o período eleitoral municipal. Ele afirmou que, apesar da redução nas sessões ordinárias, “a presença nas cidades é uma obrigação, não só um dever”, pois o acompanhamento das eleições e das demandas locais é essencial. Galdino explicou que as sessões especiais e audiências continuam normalmente e que ele participará de quatro sessões ao longo da semana, incluindo eventos no Centro de Convenções. O deputado comparou o trabalho parlamentar a outras profissões, afirmando que “toda atividade tem um tempo extra”, sublinhando que, apesar das mudanças na agenda, o compromisso com a população permanece firme.


Portal Correio

Voo 2283: doze corpos já foram identificados, apenas um foi liberado

 

                                                Imagem: Paulo Pinto / Agência Brasil


  O Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo já identificou doze corpos, dos 62 que estavam no voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, que caiu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.


Um dos corpos foi liberado para os familiares para os trâmites legais. O órgão estima que outros sete devem ter o processo finalizado ainda neste domingo (11). As famílias são as primeiras a serem comunicadas sobre o avanço dos trabalhos de reconhecimento.


As informações constam do boletim mais recente divulgado às 17h de hoje pela Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo.


O IML Central foi direcionado para o atendimento exclusivo ao caso e segue trabalhando na identificação dos corpos das vítimas. Cerca de 40 profissionais atuam na demanda, entre médicos, equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, auxiliando nos trabalhos.


A unidade recebeu todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo, dos quais 34 eram homens e 28 mulheres, entre passageiros e tripulantes. O estado de São Paulo decretou na sexta-feira luto oficial de três dias em homenagem às vítimas.


FAB


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em uma atualização divulgada no final do dia, que o entro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA


Informações de familiares

O Instituto Oscar Freire, localizado próximo à unidade do IML Central, tem acolhido, com apoio das equipes da Defesa Civil estadual, as mais de 40 famílias das vítimas fatais do voo operado pela Voepass Linhas Aéreas.


Neste local, os familiares podem fornecer informações para subsidiar o trabalho dos peritos do IML. Os parentes diretos das vítimas forneceram também material biológico e deixaram contatos para posterior comunicação da identificação.


Acolhimento

O governo de São Paulo reservou acomodações em um hotel para os familiares das vítimas que chegam à capital para o reconhecimento dos corpos. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos.


Após a acomodação nos hotéis, onde também receberão acompanhamento psicológico, os familiares são orientados a irem até o Instituto Oscar Freire para o prosseguimento dos procedimentos para o reconhecimento.


Inquérito

A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo. O boletim oficial informa que as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.


Paralela à investigação, desde sábado (10) a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti drone operados por agentes penitenciários da região de Campinas (SP) para impedir que equipamentos não autorizados sobrevoem a área.


Agência Brasil

VÍDEO: casa fica destruída após ser atingida por incêndio na Grande João Pessoa

 



  Uma casa ficou destruída, na manhã desta segunda-feira (12), após ser atingida por um incêndio, em Bayeux, na Grande João Pessoa. Assista ao vídeo abaixo.


O Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram controlar as chamas em uma residência localizada no bairro Tambay.


No imóvel morava uma família que precisou ser desalojada. Uma perícia no local deve identificar a causa do incêndio.




sábado, 10 de agosto de 2024

Maduro entrega atas eleitorais do seu partido à Justiça da Venezuela

  




  As atas eleitorais em posse dos partidos que apoiam o governo da Venezuela foram entregues, nesta sexta-feira (9), ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) no âmbito da investigação aberta pela Justiça do país para apurar a eleição presidencial do dia 28 de julho. A informação foi divulgada pelo presidente Nicolás Maduro.


“O Partido Socialista Unido da Venezuela [PSUV] e o Grande Polo Patriótico de Simón Bolívar [coalizão de partidos que dão apoio ao governo Maduro] têm a experiência, o maquinário, a organização, a capacidade profissional e a expertise para realizar processos eleitorais e ter todos os documentos que hoje foram entregues à Sala Eleitoral [do TSJ]”, informou Maduro aos jornalistas após a audiência com os magistrados.


Desde a última quarta-feira (7), os representantes dos 38 partidos que participaram da eleição presidencial, além de nove dos dez candidatos que disputaram o pleito, foram ao TSJ para audiências com os juízes da chamada Sala Eleitoral da Corte.


O único que não compareceu foi o principal candidato da oposição, Edmundo González. Ele justificou a ausência afirmando que essa investigação do TSJ usurpa as competências do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), responsável por fazer as eleições no país.


Por outro lado, os dirigentes dos partidos que deram sustentação à Edmundo foram ao STJ, mas não apresentaram as atas em posse de suas legendas, alegando que já as publicaram na internet.


Maduro questionou a oposição por não apresentar seus documentos. “A Sala Eleitoral [do TSJ] ia pedir a todos os partidos políticos todas as informações necessárias e eles se apresentaram com as mãos vazias”, disse o presidente, acrescentando que vai pedir ao Ministério Público que solicite que todas as audiências sejam tornadas públicas. “Solicitei que minha audiência fosse liberada para ser de conhecimento público”, completou.


Ne Venezuela, ao encerrar a votação, a urna imprime a ata eleitoral e uma cópia é distribuída a todos os fiscais de partidos presentes no local. Os documentos servem para as legendas conferirem se os dados usados pelo CNE para totalização dos votos são os mesmos que saíram da urna no dia da votação. Contudo, o Poder Eleitoral ainda não publicizou os dados por urna.


O representante do PSUV, o chavista Diosdado Cabello, ao ser questionado por jornalistas após a audiência de hoje no TSJ, argumentou que na Venezuela não se publicam as atas eleitorais. “Aqui [na Venezuela] se dão os resultados. Se eu tenho algum problema com um resultado, apresento minhas atas para demonstrar a prova”, comentou.


Apesar de não publicar as atas em si, o CNE sempre publicou os dados por mesa de votação, o que ainda não ocorreu. O site do órgão permanece fora do ar.


Eleições

O Poder Eleitoral do país anunciou a vitória eleitoral de Maduro, mas não apresentou os dados detalhados por mesa de votação, nem realizou as auditorias previstas para depois do pleito, o que tem gerado denúncias de fraude.


A campanha do candidato Edmundo González publicou na internet supostas atas eleitorais que estão em posse dos partidos que o apoiam. Esses dados indicam uma vitória de González. Porém, o governo afirma que as atas da oposição foram falsificadas e o Ministério Público do país abriu uma investigação penal contra os responsáveis pela página que hospedou esses documentos.


Nesse contexto, a Suprema Corte da Venezuela abriu uma investigação para apurar o processo eleitoral. Com isso, as supostas atas originais foram entregues pelo CNE ao Judiciário sem que fossem divulgadas publicamente. Em novo comunicado publicado nessa quinta-feira (8), Brasil, México e Colômbia voltaram a pedir a publicação dos dados eleitorais completos.


Agência Brasil

Não deu! Brasil perde para EUA e fica com a prata no futebol feminino

 


  O Brasil mais uma vez bateu na trave no futebol feminino. A equipe do técnico Arthur Elias foi derrotada pelos Estados Unidos pelo placar de 1 x 0 no Parque dos Príncipes e saiu com a prata das Olimpíadas de Paris, neste sábado (10/8).


Foi a terceira vez que Brasil e Estados Unidos se encontraram em uma final olímpica. Em Atenas 2004 e em Pequim 2008, as americanas também venceram e conquistaram a medalha de ouro.


A Seleção Brasileira vinha de uma vitória avassaladora diante da Espanha por 4 x 2. Os destaques pelo lado do Brasil eram a atacante Gabi Portilho, que marcou nas partidas contra França e na semifinal diante das espanholas e a goleira Lorena, que fez excelente campanha na meta verde e amarela. A rainha Marta, que vinha de duas partidas de suspensão, ficou no banco de reservas por opção do técnico Arthur Elias.


Primeiro tempo


O Brasil tomou a iniciativa com o primeiro ataque na partida. Com 1 minuto de jogo, Ludmila saiu cara a cara com Naeher, mas chutou em cima da goleira americana. Aos 5 minutos, os Estados Unidos tentaran o primeiro ataque com Smith, que chutou fraco, para a defesa de Lorena.


O início de partida no Parque dos Príncipes foi quilibrado entre Brasil e Estados Unidos, com uma pequena vantagem nas ações para as americanas. Aos 10 minutos, Trinity Rodman deu linda caneta em Yasmin, rolou a bola para Swanson, que cruzou rasteiro, mas a defesa brasileira cortou


O grito de gol até saiu, mas não valeu. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Ludmila recebeu a bola na área, driblou a defensora e marcou, mas teve o gol bem anulado por impedimento. Quase! Gabi Portilho cruza na área, mas Ludmila não consegue chegar na bola e concluir a gol. Brasil começou a se animar com a partida.


A pressão do Brasil seguiu até o fim do primeiro tempo, mas a partida foi mesmo no 0 x 0 para a etapa final.


Segundo tempo


Brasil sem alterações para a segunda metade do jogo. Mas logo no começo do jogo, uma baixa: Yaya sentiu, recebeu atendimento e acabou deixando o campo.


E aos 11 minutos, o Brasil tomou o castigo: em saída rápida pela esquerda, Swanson recebeu a bola e chutou à esquerda de Lorena. 1 x 0 para as americanas.


Arthur Elias mexeu no time e fez três substituições, entre elas colocando Marta em campo. O Brasil bem que tentou chegar ao empate, mas pouco criou boas chances de empatar o duelo. Nas oportunidades que teve, parou na goleira Naeher, a grande jogadora dos Estados Unidos na partida.


Com um acréscimo de 10 minutos, a Seleção Brasileira lutou até o fim, mas o ouro terminou mesmo com as norte-americanas.

Expectativa é retirar todos os corpos até o fim do dia”, diz PF



 Em coletiva na manhã deste sábado (10/8), a Polícia Federal, que atua juntamente com os bombeiros na retirada de corpos de vítimas do acidente de avião que caiu nessa sexta (9/8), em Vinhedo (SP), afirmou que a prioridade é a identificação dos passageiros e tripulantes. Até as 15h20, 42 corpos haviam sido retirados do local do acidente.

Carlos Palhares, perito criminal da Polícia Federal, disse, que a “expectativa é de que, até o final do dia, os corpos sejam todos retirados”. “Apesar de ter sido um sinistro aeronáutico complexo, nós entendemos que as condições dos corpos não vai ser um elemento complicador para a identificação pelo menos dos corpos retirados até agora.”

O trabalho é feito com peritos da Polícia Técnico-Científica e da Polícia Federal. O local onde cada corpo foi encontrado é anotado para facilitar a identificação a partir da informação do assento da aeronave onde cada passageiro estava.

O superintendente da PF em SP, Rodrigo Sanfurgo, disse que o o desafio é retirar as vítimas de modo que seja possível a identificação. “Todos os fatores serão analisados de forma minuciosa e cuidadosa para que as vítimas sejam identificadas o mais rápido possível. Isso é o que estamos tentando”, destacou.

E acrescentou: “Tivemos tempo de trazer de Brasília os nossos melhores equipamentos. Nossos profissionais estão atuando incansavelmente desde ontem e só sairão quando os trabalhos forem finalizados.”


metropoles

 

Empresário perdeu voo que caiu em Vinhedo por atraso de 2 min: “Nasci de novo”





  cidade de Vinhedo, localizada na região de Campinas, no estado de São Paulo, presenciou nesta sexta-feira (9) a queda de uma aeronave ATR-72-500 cuja operação era realizada pela empresa Voepass. No total, 61 pessoas – sendo 57 passageiros e quatro tripulantes – morreram.


A equipe de reportagem da BandNews FM conversou com Oswaldo Fernandes Costa Júnior, que havia comprado uma passagem para o voo que caiu. O empresário perdeu o embarque para entrar na aeronave por dois minutos e, por isso, não esteve a bordo do ATR-72-500 que se acidentou.


“O horário dele era 11h40. Não havia conseguido fazer o check-in online. Fiz o check-in no balcão, mas acabei – infelizmente, ou graças a Deus, na hora a gente fica nervoso porque se atrasa – chegando exatamente 10h42 [da manhã]. O sistema de Voepass fechou, se encera uma hora antes do voo, e não me permitiram entrar no voo”, contou.


“Na sequência, os outros nove passageiros foram chegando e as pessoas estavam bravas querendo entrar no voo. O sistema deles não permite. Dessa forma, ficamos ali e, depois, a gente fica sabendo dessa tragédia e agradecendo a Deus a todo momento por ter nos poupado. Fico comovido com todos esses 62 passageiros que perderam a vida e a gente nasceu de novo’, explicou.


Segundo o empresário Oswaldo, sua ida para Guarulhos aconteceria por uma conexão, já que seu destino final era a cidade de Vitória, no Espírito Santo. Lá, o rapaz comemoraria o dia dos pais com um casal de amigos e sua família.


“Isso ai era uma viagem para encontrar amigos e Deus nos poupou dessa tragédia. Eu ia para Vitória. Tenho um casal de amigos, íamos comemorar o dia dos pais juntos. Minha filha ia de outra forma. Ela até tentou pegar um voo igual ao meu, mas estava esgotado”, contou.


Oswaldo ressaltou que irá passar os próximos dias junto de sua família e se apegar na espiritualidade, para acalmar suas emoções. “Fiquei sabendo pela televisão, do aeroporto para casa. Vi e não acreditei, era meu voo. […] Vou na igreja orar bastante. Ficar com minhas filhas, minha família. Me acalmar, acalmar meu coração que a emoção esta muito forte”, finalizou.


 


Band / Uol

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Homem sofre tentativa de homicídio após discussão sobre futebol em bar na Capital








 Um homem de 40 anos sofreu uma tentativa de homicídio, nessa noite de quinta-feira (08), enquanto consumia bebida alcoólica em um estabelecimento no bairro de Valentina de Figueiredo, na Capital.

De acordo com informações, durante a bebedeira, houve uma discussão entre a vítima e um homem não identificado motivado sobre futebol. Rapidamente ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O suspeito do crime teria golpeado a vítima duas vezes nas costas, que segue internado na unidade hospitalar.

TSE confirma decisão sobre fraude à cota de gênero pelo Cidadania em Sapé

 

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE. Angélica Nunes


 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, nesta quinta-feira (8), a condenação do Cidadania de Sapé por fraude à cota de gênero nas Eleições 2020. O caso foi relatado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

A ministra manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que reformou a sentença de improcedência da ação, que havia sido dada pelo juízo eleitoral.

A ação inicial foi proposta por Egberto Carneiro e José Wilson Florêncio que acusaram o Cidadania de lançar três candidaturas femininas fictícias para o cargo de vereador no município somente para cumprir a exigência legal.

Ao julgar o caso, o TRE-PB entendeu que Ozana Ferreira não praticou a fraude eleitoral, uma vez que sua candidatura foi indeferida em 26 de outubro de 2020, com trânsito em julgado em 2 de novembro do mesmo ano, ultrapassando o prazo para a substituição da candidatura.

Em relação às candidatas Vanessa Silva de Sousa e Cristhianne de Barros Tavares, a votação zerada e a falta de atos de campanha e de registros de movimentação financeira são elementos suficientes para confirmar a fraude, de acordo com o TSE. Com isso, as candidatas foram declaradas inelegíveis por 8 anos.

Cota de gênero

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). O parágrafo 3º do artigo 10 da lei estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.

fonte: Jornal da Paraíba

ALPB concede cidadania paraibana ao juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz

 


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (08), para outorga do Título de Cidadão Paraibano ao juiz do Tribunal de Justiça (TJPB), Marcial Henrique Ferraz da Cruz. A propositura foi apresentada pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo juiz ao estado. A solenidade reuniu agentes públicos, magistrados, familiares e amigos do homenageado.

O presidente Adriano Galdino parabenizou o juiz Marcial Henrique Ferraz pela cidadania e destacou que, além de uma homenagem, tornar-se paraibano de direito traz também responsabilidades para com o povo da Paraíba.

“Como paraibano o senhor vai assumir não só o bônus, como também o ônus dessa incubência. Nós, paraibanos e nordestinos, convivemos com a República Brasileira que tem sido muito injusta conosco, o que eu chamo de injustiça orçamentária. Durante a República, dos 39 presidentes do Brasil eleitos por nós, 33 foram do Sul e do Sudeste. E estes cidadões, quando eleitos, usaram o nosso dinheiro, o dinheiro da nossa nação, de forma preferencial com esses estados. Temos uma dívida a receber. Então, pedimos para que o senhor nos represente em Brasília para que a gente possa cobrar essa dívida. Também quero dizer que nos sentimos honrados por essa condecoração, porque nós sabemos do grande trabalho que vossa excelência faz em prol da nossa Justiça”, destacou Galdino.

A deputada Jane Panta afirmou que o “título é um compromisso, uma responsabilidade, que o o homenageado passa a ter com o Estado”. “Desejo que o doutor Marcial, junto conosco, paraibanos, busque construir uma Paraíba melhor, para que possamos estar unidos na defesa dos interesses do nosso povo”, afirmou o deputado.

Emocionado, o juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz agradeceu a homenagem. “Eu vivo na Paraíba há 51 anos. Me sinto paraibano e está homenagem é para mim uma grande satisfação, não só pelo meu trabalho, mas porque de fato me sinto filho da terra. Fico muito feliz em receber essa homenagem pela Assembleia. Um título de aprovação, e é o maior reconhecimento que eu tenho”, destacou o juiz.


Também estavam presentes os deputados João Gonçalves e Jutay Meneses; o promotor de justiça, Demétrius Castor; o juiz de direito, Phelipe Vilar; a juíza corregedora do TJPB, Maria Aparecida Sarmento; o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Leonardo Quintans; o promotor de justiça, Francisco Seráfico da Nóbrega; a defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes; e o advogado Rinaldo Mouzalas.



PERFIL DO HOMENAGEADO

Marcial Henrique Ferraz da Cruz é natural de Almenara (MG), tendo sido nomeado Juiz de Direito Substituto em 1994. No decorrer de sua carreira, ocupou diversos cargos/funções importantes, como: Auxiliar Judiciário (TRT/13ª Região – JCJ/Picuí); Juiz Substituto do Estado de Pernambuco (Comarca de Triunfo); Juiz de Direito do Estado da Paraíba: maio/96 até a presente data (vitaliciado em maio/98), pelas Comarcas de Soledade, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Sousa, Jacaraú, Campina Grande, Bayeux e Brejo do Cruz.

Foi professor da Disciplina Direito Eleitoral da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba, Seccional de Sousa; professor da Disciplina Direito Processual Civil da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba, Seccional de João Pessoa; professor das Disciplinas Direito I e II do Curso de Contabilidade, da Faculdade Paraibana; professor da Disciplina Direito Processual Civil I do Curso de Direito das Faculdades ASPER; professor da Disciplina Direito Processual Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba, Seccional de Campina Grande; professor da Disciplina Tribunal do Júri da Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Atualmente, desempenha suas atribuições de Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal de João Pessoa.

Segundo mais votado em 2020, Flaviano Quinto anuncia apoio à Nilvan Ferreira em Santa Rita

 


 Em Santa Rita, o pré-candidato a prefeito Nilvan Ferreira (Republicanos) recebe mais um apoio de peso, o ex-deputado estadual e candidato a prefeito em 2020, Flaviano Quinto, apostou na mudança, e confirmou apoio a Nilvan.

Quinto é filho do ex-prefeito de Santa Rita Marcos Odilon, e foi o segundo candidato a prefeito mais votado em Santa Rita, nas eleições municipais de 2020, com 20.86% do apoio popular, o que correspondeu a cerca de 14 mil votos.

Nilvan agradeceu a confiança de Quinto e de toda família, cuja trajetória de trabalho na cidade somam ao projeto de mudança que Santa Rita tanto precisa.

“Os apoios que chegam estão vindo de pessoas, famílias e lideranças da cidade que possuem forte vínculo com o povo. Com o reforço de Quinto, é o legado do ex-prefeito Marcos Odilon que teremos a responsabilidade de representar e defender, porque foi um prefeito que trabalhou muito pelo povo mais simples. É essa Santa Rita que queremos e vamos construir a partir de janeiro de 2025”, reconheceu Nilvan.

Desde a sua filiação no Republicanos, ao lado do deputado Hugo Motta, o projeto ‘Todos por Santa Rita’ recebeu adesão de importantes nomes presentes na memória afetiva e no dia-dia dos santarritenses, pela valorosa contribuição que oferecem.

O suplente de deputado estadual Pedrito Gomes, a ex-deputada estadual Estefânia Maroja, a vereadora Ivonete Barros, o deputado estadual João Gonçalves e Dr. Luís Flávio, além do Partido PSB, do governador João Azevêdo e todo o seu time de governo.

“São homens e mulheres honrados, que amam o povo de Santa Rita e que estarão ao meu lado e ao lado do nosso vice-prefeito João Júnior nesta caminhada, como conselheiros, como guerreiros, mas, principalmente, como elo de diálogo com o nosso povo. Vem mais anúncios e apoios por aí”, confirmou Nilvan.