"Aproveitei a ocasião para agradecer ao Governador pelas ações já realizadas no município e apresentar outras demandas importantes para o município de Frei Martinho." Disse Tião
.
"Aproveitei a ocasião para agradecer ao Governador pelas ações já realizadas no município e apresentar outras demandas importantes para o município de Frei Martinho." Disse Tião
.
Além de participar das atividades da marcha, Tião ao lado dos vereadores Carlos de Atim, Jonathan Fonteles, Pitter e Jamaelson e dos Secretários Chiquinho Dantas ( Adm) e Ricardo Fernandes ( Transporte) visitaram gabinetes de deputados, senadores e ministros a fim de obter subsídios para o desenvolvimento de Frei Martinho.
“Estamos aqui participando deste grandioso evento debatendo temas e buscando conseguir apoio e subsídios para as demandas da nossa população . Acredito que teremos grandes novidades e iremos voltar com boas notícias para a população de Frei Martinho ”, Disse Tião.
Honorina foi encontrada morta dentro do açude da cidade com perfurações de faca e pedras amarradas ao corpo, dias depois de desaparecer.
Após ser preso, ele foi submetido a um exame de corpo de delito no hospital da cidade e em seguida foi encaminhado para a cidade de Campina Grande. A prisão aconteceu após um período de investigação que apontou para o policial como suspeito do crime.
A ação foi realizada pelas polícia Civil e Militar e movimentou a cidade. Populares foram para a frente do hospital e da delegacia externar o sentimento de justiça da população para o caso.
Instagram Flávio Fernandes
O prefeito de Frei Martinho no Seridó paraibano Tião Pinto, acompanhado dos Secretários Municipais, Chiquinho Dantas, Administração e Ricardo Fernandes, Transportes, e dos vereadores Altemiles Martins de Souza, Jamaelson Carlos de Moura, José Carlos Dantas de Moura e Jonatas Fonteles, encontram-se em Brasília participando da 24ª edição da Marcha Municipalista na capital federal, que reunirá mais de 130 prefeitos paraibanos, além de cerca de 80 vice-prefeitos e 100 vereadores, sendo a maior delegação paraibana da história e acontece de 27 a 30 de março,
O prefeito Tião usou as redes sociais para destacar a participação da delegação Freimartinhense no referido evento em defesa dos municípios.
─ Estamos em Brasília participando da XXIV Marcha dos Prefeitos e Vereadores em defesa dos municípios, ao lado do Presidente da Câmara Piter, Vereadores, Carlos, Jonatas e Jamaelson, e dos secretários Ricardo e Chiquinho. Aqui vamos discutir políticas públicas voltadas para os municípios, teremos palestras e debates com temas de grande relevância. Será uma semana bastante produtiva e de muito conhecimento adquirido ─ destacou o chefe do Poder Executivo Freimartinhense.
A Marcha reúne prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores, ministros e até o presidente da República para discutir questões que influenciam o dia-a-dia da gestão das cidades de todo o país.
A nossa história de hoje é bem parecida, mas não vem de uma escola ou cursinho pré-enem, mas sim da Cadeia Pública de Serra Branca, dirigida pelo Diretor Thiago Marinho. De lá, dois detentos já conseguiram ser aprovados em cursos neste último Enem e outros dois aguardam novas chamadas. n
As histórias de superação e tentativa de corrigir os erros do passado para viver um novo futuro são possíveis graças a força de vontade de alguns desses homens que estão sem liberdade e também um trabalho de ressocialização feito com muita dedicação que vai de projetos do Sistema Penitenciário Paraibano até o envolvimento da equipe local da Cadeia Pública.
Assista agora a reportagem especial do Paraíba Mix com apresentação de Júnior Queiroz e imagens de Gabriel Gaião.
" Educação forte se faz com parcerias", afirmou Michael Lopes.
O prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, abriu oficialmente o curso, mencionando a sua importância para o município.
O procurador jurídico Dr. Joagny Augusto está ministrando o curso, trazendo assuntos pertinentes acerca da Lei 14133/2021.
Durante a manhã e tarde os Agentes de Licitação, Licitantes, secretários municipais e interessados presentes contaram com a exposição e apresentação de quatro painéis, versando sobre as seguintes temáticas:
1 - Princípios Norteadores das Licitações e Contratações Públicas/ Agentes públicos de Licitação/ Plano de Contratações Anual / Modalidades Licitatórias; 2 - Fases do Processo Licitatório; 3 - Contratação Direta/ Procedimentos Auxiliares; 4 - Contratos Administrativos/ PNCP/ Crimes em Licitações e Contratações Públicas.
Ação 1 com informações Facebook prefeitura de Picuí
“ A antecipação do pagamento dos salários mostra a responsabilidade, compromisso e respeito com o servidor público municipal e tem sido possível graças a política de equilíbrio financeiro da nossa gestão, pagamento em dia, servidor valorizado, comercio aquecido e economia movimentada .” Disse o Prefeito Tião Pinto
Na manhã da última quarta-feira, 22 de março, foi realizado na cidade de Picuí um importante bate papo cultural com a 4ª GRE sobre as abordagens iniciais acerca da Lei Paulo Gustavo.
Na oportunidade, estiveram contribuindo com as discussões e esclarecimentos a secretária de Educação, Cultura e Desporto da cidade de Picuí Guia Lucena e o Assessor técnico da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP, Normando Vitorino.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Isabelle Lima e o Diretor de Juventude, Bruno Ruan, participaram do evento, representando o município de Frei Martinho.
“ Em breve, a lei Paulo Gustavo será implementada em nosso município, uma garantia de apoio à Cultura local.” Disse Isabelle Lima
Assessoria
A Câmara Municipal de Picuí, no Seridó paraibano, cedeu o
seu espaço físico na noite desta segunda-feira (20) ao Sindicato dos Servidores
Públicos Municipais do Curimataú e Seridó da Paraíba (SINPUC-PB) para a
realização de uma reunião importante com os professores do município.
A reunião que ocorrido no Plenário da Casa Legislativa trouxe uma temática que
tem sido rotineira ao longo destes últimos meses em Picuí, trazendo mais uma
vez a indignação dos professores quanto à falta de pagamento dos seus diretos
do piso salarial do magistério.
Vale lembrar que, no início de fevereiro, o Poder Legislativo picuiense
convidou a categoria para discutir o assunto em sessão especial, onde foi
aprovado um "Manifesto de Apoio aos Educadores" que estão lutando
para que o prefeito Olivânio venha cumprir a Lei, concedendo o reajuste de
14,95%.
O secretário geral do SINPUC, Tião Santos, agradeceu ao presidente Ataíde
Xavier (PSB) pelo espaço e pelo apoio, e falou que esta reunião foi de grande
valor para o fortalecimento da categoria, e que as estratégias e articulações
estão sendo feitas de forma legal. O mesmo afirmou que estarão enviando um
oficio ao poder executivo solicitando uma reunião com o SINPUC a fim de ter a
resposta que a categoria tanto espera.
Ascom.
O evento aconteceu na Livraria A União, que fica no Espaço Cultural. Contado com a presença do Gerente da 4ª Gerência Regional de Educação , Professor Maricléferson Gomes e do Articulador do Programa , Antônio de Pádua Sobrinho, da Professora Cida Moura e do Estudante Kauã Henrique da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. (Cuité)que representam os demais professores selecionados.
O programa de incentivo à leitura e a escrita literária selecionou por meio de editais 226 produções de professores e estudantes da Rede, de todas as modalidades de ensino, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos, em homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos
Os concursos literários aconteceram em três etapas: Escolar, Regional e Estadual, nas quais houve bancas avaliadoras para os textos inscritos. Oficinas de Leitura e Escrita Criativa de crônica e poesia, Ilustrações Infantis e Projetos de Incentivo à Leitura Literária em Bibliotecas Escolares foram ministradas, de modo a capacitar todos os professores da Rede para desenvolverem atividades em sala de aula e prepararem os estudantes para os concursos, além de formarem os professores readaptados em Bibliotecas.
Durante o evento, o Estudante Kauã Henrique, declamou o poema Xenopultura - de sua autoria para o público presente representado todos os estudnates da rede de ensino selecionados no edital estudantes.
Na 4ª Gerência foram selecionados os textos Poemas , crônicas e ilustrações dos Professores: Genilson Silva Medeiros - O terço de ametista, da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (Cuité) e Maria Aparecida Pontes Medeiros de Moura - Debaixo do Umbuzeiro - EEEF. André Vidal de Negreiros (Cuité).
A ilustração selecionada foi de Guilherme Silva Alves – Augusto dos Anjos ensinando no 3º ano Deputado José Pereira – 3º ano e os poemas das estudantes: Kamilly de Oliveira Santos - A Paraíba – 3º ano e Pamela Pietra Silva Félix - Eu amo a Paraíba. - EEEF Deputado José Pereira. ( Nova Floresta).Já o texto selecionado anos finais do fundamental foi o de Kauã Henrique Silva Ferreira – Xenopultura - 8º Ano - Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. (Cuité), do ensino médio foram foram os textos de Nicoly de Souza Buriti - Os vários Eus da literatura - 3ª série - Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino Pereira Gomes(Baraúna), Alice Vitória Costa e Silva - Salve-me de mim - 1ª Série - Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão(Picuí)
A 4ª Gerência fará o lançamento regional para celebrar esse momento, a data será divulgada em breve.
Na noite dessa quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, promoveu uma sessão especial em alusão ao 8 de março, data em que se comemora anualmente o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o Poder Legislativo homenageou 20 mulheres que se destacam na "Terra da Carne de Sol" por meio da sua história de empreendedorismo.
Pleiteada pela vereadora Ednalva Dantas (PSB), por meio do requerimento verbal nº 003/2023, a sessão logo foi autorizada pelo presidente da Casa, vereador Ataíde Xavier (PSB). Presidida pela própria parlamentar, a sessão contou com a presença das homenageadas, as quais estiveram acompanhadas dos seus familiares e convidados especiais, além de outras diversas personalidades picuienses.
Compuseram a Mesa Oficial a vereadora Jozelma Cecília (PL); Sabrina Caroliny, que esteve representando o seu esposo, o presidente Ataíde Xavier; a secretária do Turismo e Meio Ambiente, Fabiana Agra, que esteve representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Themis Macêdo, que esteve representando o Florescer Mulher, e a representante de vendas dos produtos da agricultura familiar da região, Ulenice Casado.
Durante o evento, as homenageadas participaram de uma palestra com tema Empreendedorismo Feminino, a qual foi ministrada pela jovem especialista de negócios Jaqueline Dantas. Por meio do Cerimonial da Casa, elas tiveram a oportunidade de ouvir a leitura das suas biografias, que foram contadas em forma de um pequeno resumo sobre as suas trajetórias de vida como empreendedoras, o que tornou o evento que foi preparado com muita dedicação para todas elas numa noite repleta de emoção. Todas elas também foram agraciadas com a "Comenda Empreendedoras de Sucesso".
De acordo com a vereadora Ednalva Dantas, "o município de Picuí é repleto de mulheres empreendedoras, as quais merecem todas as homenagens do mundo", e "não seria em uma única noite que a Câmara conseguiria homenagear todas elas".
Ednalva finalizou agradecendo ao presidente Ataíde Xavier por prontamente ter atendido o seu pedido, disponibilizando o funcionalismo e toda logística da Casa para que a sessão pudesse ser realizada. A parlamentar finalizou agradecendo aos presentes e parabenizou a todas as mulheres empreendedoras de Picuí, garantindo que a "Casa Francisco Eduardo de Macedo" irá continuar promover outras sessões para das prosseguimento as homenagens a tantas outras mulheres empreendoras existentes no município picuiense.
Assessoria.
" É um trabalho contínuo de conscientização. Nós orientamos, mostramos os cuidados a serem seguidos e pedimos a colaboração das pessoas para eliminação de eventuais criadouros do Aedes aegypti. Trabalhamos na prevenção e para reduzir o número de casos da doença no município." Disse a Secretaria de Saúde Katiane Nogueira
Em forma de apoio ao magistério educacional do município de Picuí, na região do Seridó da Paraíba, a Câmara de vereadores, representada pelo presidente Ataíde Xavier e os vereadores Wagner Oliveira e Inaiê Lina, se juntou aos professores que paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (15) e foram às ruas participar de um ato de manifestação promovido pelos profissionais para cobrar do prefeito Olivânio Remígio (PT) o reajuste salarial para a categoria.
O reajuste foi concedido em 17 janeiro pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Todas as cidades circunvizinhas que compõem as regiões do Seridó e Curimataú já concederam os reajustes aos profissionais da Educação, exceto Picuí. De acordo com os professores, até o presente momento, a classe encontra-se sem receber o reajuste e respostas por parte da gestão municipal.
No início de fevereiro, a Câmara de vereadores convidou a categoria para discutir o assunto em sessão especial, onde foi aprovado um "Manifesto de Apoio aos Educadores" que estão lutando para que o prefeito Olivânio venha cumprir a Lei, concedendo o reajuste de 14,95%.
Logo após a manifestação, os vereadores da oposição estivem juntos no programa "Ação Legislativa", que é realizado pela própria Câmara todas as quartas-feiras, às 12h, nas rádios da cidade.
Na oportunidade do programa os vereadores Wagner, Inaiê, Inácio Moto-taxi e a vereadora Ednalva, levantaram a pauta bastante aquecida, que tem sido bastante insatisfatória para os profissionais da educação.
O programa também contou com a participação via telefone do presidente Ataíde Xavier, que em suas palavras frisou que "Lei não se discute, cumpre-se!".
Ascom
Em contato com a reportagem do Portal Picuí Hoje, o prefeito Tião Pinto confirmou que, neste ano, serão distribuídas aproximadamente duas toneladas de peixes, e que a fase de cadastramento de todos os beneficiários se iniciará pelas comunidades rurais do município, na próxima segunda (20) e terça-feira (21), conforme cronograma abaixo:
20/03 (segunda-feira)
Vila da Timbaúba: Cadastramento em frente ao Mercadinho de Chiquinha;
Timbaúba de Cima: Cadastramento casa a casa;
Timbaúba e Timbaúba de Baixo: Cadastramento na Escola;
21/03 (terça-feira)
Quinturaré e Várzea Verde: Cadastramento casa a casa;
Riacho da Madeira: Cadastramento na casa de Damiana;
Quixaba: Cadastramento no Posto de Saúde.
Nas comunidades que não foram citadas no cronograma acima, os cadastramentos serão todos feitos casa a casa.
Já na zona urbana, os moradores deverão se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, portando Registro Geral (RG) ou Cadatro de Pessoa Física (CPF). O atendimento ao público foi marcado para a terça-feira (28) e se iniciará às 7hoo e se estenderá até às 13h00.
"Essa uma ação de suma importância da Assistência Social do nosso município. Como gestor, sinto-me cheio de gratidão a Deus, pois dessa forma a nossa gestão consegue mais uma vez servir ao próximo, principalmente nesse período importante de reflexão cristã", destacou o prefeito Tião Pinto. "Com esse sentimento, continuaremos sempre buscando o que for de melhor para todos os frei-martinhenses", ressaltou o gestor.
O Presidente manifestou-se em seu integram sobre a falta de resposta do poder executivo para com a classe dos educadores que não estão recebendo os seus direitos.
O reajuste foi concedido em 17 janeiro pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Todas as cidades circunvizinhas que compõem as regiões do Seridó e Curimataú já concederam os reajustes aos profissionais da Educação, exceto Picuí. De acordo com os professores, até o presente momento, a classe encontra-se sem receber o reajuste e respostas por parte da gestão municipal.
No início de fevereiro, a Câmara de vereadores convidou a categoria para discutir o assunto em sessão especial, onde foi aprovado um "Manifesto de Apoio aos Educadores" que estão lutando para que o chefe do Poder Executivo municipal, Olivânio Remígio (PT), venha cumprir a Lei, concedendo o reajuste de 14,95%.
"Lei não se discute, cumpre-se!" Frisou o jovem presidente da Câmara Municipal, que colocou ainda toda a estrutura da Câmara, incluindo a assessoria jurídica, a disposição da categoria.
Fonte: Ascom
Há muitos anos escuta-se falar que no
município de Picuí localizado no interior da Paraíba, em um lugar denominado
“saco do inferninho” distante aproximadamente 20 km da sede do município,
existe um vulcão “adormecido”, esta história percorre a cidade e região, atualmente
o local passou a ser visitado por estudantes, pesquisadores, e pela população
local, que buscam uma resposta para tal fato, um vulcão tecnicamente
falando é uma estrutura geológica em terra ou no mar, por onde extravasa o
magma (material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre) e
que ao chegar na superfície leva o nome de lava, resfriandoquando chega na
superfície da Terra. Esse material "petrificado" damos o nome de
rocha vulcânica (um tipo de rocha ígnea).
O
exemplo mais comum é o basalto. Pelo fato de existir no local (saco do
inferninho) rochas vulcânicas (basaltos) algumas pessoas caracterizam esse
local como um vulcão. Porém após ser indagado por algumas pessoas sobre o
assunto comecei a ler sobre o fato e procurei alguns amigos meus, que já
desenvolveram algumas pesquisas no local, após isto pude me
preparar para escrever minha opiniãoà acerca do “Vulcão Saco do
Inferninho” como é conhecido.
Em conversa
com o geólogo e professor da UFRN, Marcos Nascimento ainda não podemos
afirmar que se trata de um vulcão que entrou em erupção ou mesmo suas rochas se
formaram sob a forma de um derrame, como os basaltos do Paraná. O que realmente
pode ter ocorrido no local foi uma abertura de espaço por meio de fraturas na
crosta terrestre, por onde o magma subiu até a superfície e literalmente
"derramou", mas não necessariamente como um vulcão. São na
verdade rochas basálticas com idade em torno de 25 milhões de anos atrás (a
exemplo do Pico do Cabugi, no RN). Porém, devemos lembrar que nem sempre é
necessário ter um vulcão para gerar rochas vulcânicas.
Já para
o pesquisador, geógrafo e professor da UFPB, Leonardo Figueiredo “quando
falamos em vulcão, lembramos logo de uma forma típica cônica gerada pela
deformação da crosta quando do extravasamento do magma. Essa forma pode ainda
ser originada pela deposição de camadas sucessivas de magma que vão se
sobrepondo e aumentando a declividade na medida em que o cone vai ganhando
altura. Avaliando as fotos do local conhecido como Saco do Inferninho, sou
levado a concordar com os pesquisadores que sugerem que ali pode ter ocorrido
ao invés de um vulcanismo explosivo, apenas um derrame de magma básico,
originando os depósitos de basalto ali identificados. Aparentemente também não
são ali identificadas estruturas remanescentes (neck, por exemplo) de
vulcões extintos e “vítimas” dos processos erosivos, o que corrobora com a
ideia de um derrame basáltico. Sobre possibilidades de reativação, talvez fosse
o ponto a ser estudado, mas também acho um tanto remota essa possibilidade,
dada a estabilidade geológica que nossa região apresenta há alguns milhões de
anos já.
Antonio
de Pádua Sobrinho |
Fica a
pergunta mito ou verdade sobre a existência do vulcão? Estudos futuros com
certeza comprovarão tal fato, enquanto isto o local continua sendo mais um
ponto geoturístico da cidade de Picuí, formado por uma montanha de
geometria cônica, com o topo povoado pela vegetação de caatinga, propício para
o turismo, onde o visitante pode descansar enquanto observa os vales e
elevações da região, devendo tornar-se uma das atrações turísticas mais
apreciadas do Seridó paraibano.
Fotos:
Equipe Trilhas na Caatinga Picuí-PB
Texto: Antônio de Pádua Sobrinho-Técnico em Mineração
A Paraíba ganhará neste mês o primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel). No próximo dia 22 de março, o grupo Neoenergia inaugura o Parque Eólico Chafariz, no município de Santa Luzia, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do governador da Paraíba, João Azevêdo.
Nesta quarta-feira (15), o governador João Azevêdo recebeu o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, que apresentou a infraestrutura do complexo híbrido de energia eólica e solar, composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 MW. O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.
O governador João Azevêdo ressaltou que o empreendimento trará benefícios econômicos e sociais para a Paraíba e toda a região Nordeste. “Mais uma vez a Paraíba parte na frente na área das energias renováveis, com esse grande e pioneiro complexo híbrido de geração de energia solar e eólica no município de Santa Luzia”.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, o grupo decidiu investir na Paraíba pelo alto potencial da energia solar e eólica, de acordo com os estudos de diagnósticos que antecederam o empreendimento, e também pelo ambiente de negócios ofertado pelo governo do Estado.
“Esse empreendimento, além da importância para o setor elétrico e para a sociedade com a oferta de uma energia limpa, também traz um impacto econômico muito significativo com a geração de 3.500 empregos diretos e indiretos durante a construção. Agora com sua implantação, o empreendimento se integra também com as contrapartidas ambientais do uso do solo, do aproveitamento da mão de obra local e dos projetos sociais e educacionais em benefício da população do entorno do empreendimento”, avaliou João Paulo.
A infraestrutura de conexão da usina fotovoltaica Luzia será compartilhada com o Complexo Eólico Chafariz, com 15 parques que somam capacidade instalada de 471,2 MW e entraram em operação em 2022. A Neoenergia também está construindo na região linhas de transmissão adquiridas no lote 6 do leilão 002/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo parque solar está localizado a aproximadamente 11 quilômetros da subestação Santa Luzia II, que integra o projeto.
Além dos parques solar e eólicos na Paraíba, a Neoenergia iniciou em outubro do ano passado, com antecipação de três meses, a construção do Complexo Eólico Oitis. Serão 12 parques entre a Bahia e o Piauí, totalizando 566,5 MW. No projeto, 96% da energia será comercializada no Ambiente de Contratação Livre, seguindo o novo modelo de negócios da companhia.
MaisPB
Foram registrados ataques a um fórum de Justiça, duas bases da PM, uma prefeitura e um banco. Carros que estavam estacionados em ruas e em garagens públicas, além de uma loja de motos, também foram atingidos nas cidades de Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D’anta, Lajes Pintadas, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul , Touros, São Miguel do Gostoso.
A Polícia Militar da Paraíba está realizando rondas nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte. Além disso, a PM também está abordando veículos suspeitos que entram na Paraíba, em 20 municípios que têm vias ligando um estado ao outro, principalmente no Vale do Mamanguape.
Já a Polícia Civil da Paraíba tem trabalhado de forma integrada com as demais agências de inteligência do Nordeste para monitorar as ocorrências e evitar novos ataques.
O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, informou que está mantendo contato com o secretário do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, para adotar providências operacionais e de inteligência.
A Paraíba aguarda o diagnóstico sobre os fatos para que seja possível adotar outras providências.
De acordo com o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do RN, os ataques teriam sido organizados por grupos criminosos. “Acreditamos que com ações policiais anteriores, há 15 dias, onde houve um enfrentamento da segurança pública em relação a infratores, onde foi apreendida grande quantidade de drogas e armas, isso inquietou a delinquência a enfrentar o sistema de segurança pública”, informou.
Por g1 PB
“Não há como dizer não. Não tenho como desprezar a votação que obtive nas últimas disputas”, disse ele ao considerar o patrimônio eleitoral após a votação que ele obteve como postulante ao Governo do Estado em 2022.
Segundo ele, seu nome está como representante da direita, “eu preciso ter clareza do que cada um pensa. Isso pra mim já está bem claro e não há como não dizer não para a cidade”, avaliou.
Ele revelou, também, que já iniciou diálogos com nomes como o deputado federal Cabo Gilberto (PL) e o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) e com o ex-candidato ao Senado Sérgio Queiroz, o mais votado da última eleição na Capital. “Tenho conversado sobre isso de forma interna, de manter relação próxima com aliados. Não falta vontade de sentar com todos esses que querem mudar a cidade”, revelou.
O comunicador disputou a Prefeitura de João Pessoa pela primeira vez em 2020, quando perdeu o segundo turno para o atual prefeito, Cícero Lucena (PP). Ele ficou com 163.030 votos (46,84%), contra 185.055 votos (53,16%) do atual gestor.
No ano passado, na disputa pelo Governo da Paraíba, ele recebeu 31,10% dos votos (131.187 votos) na Capital, o que segundo ele o credencia para a disputa no próximo ano. “Eu já chego com a convicção do que penso, para mostrar porque temos um nome”, reafirmou.
Na entrevista, o político fez uma série de críticas à gestão do prefeito Cícero, a exemplo do projeto de alargamento da orla de João Pessoa, colocando-se contra a eventual intervenção nas praias de João Pessoa.
Com ClickPB
Para o dirigente partidário, “antecipar o debate sobre 2024 é um erro grosseiro da direção municipal”, já que a executiva presidida por Antônio Barbosa tem validade até o segundo semestre deste ano.
“Não é essa direção municipal que vai coordenar as eleições de 2024. O PT faz parte de uma federação. PV e PCdoB estão envolvidos nesse processo. É um absurdo querer cravar agora já em 2023 que vai ter candidato e já dizer quem são os nomes, isso é uma loucura. Uma insanidade política, para não dizer uma irresponsabilidade. Acho um equívoco”, avaliou.
Jackson afirmou que o assunto ainda não está em pauta no diretório estadual. Para este ano, a prioridade é ampliar o número de filiados para disputas majoritárias e proporcionais no próximo ano.
“Na minha opinião, a gente está numa federação. Estamos numa aliança com João Azevêdo, com o PSB e outros partidos. Esse campo tem que estar junto em 2024, porque o bolsonarismo não morreu em João Pessoa. Nós temos que estar juntos entorno do projeto. Acho pouco provável que o PT tenha um nome que consiga unificar. Esse debate é um Déjà vu do que aconteceu em 2020, esse filme eu já vi. Candidatura própria de todo jeito. Colocaram Anísio Maia e o resultado o que foi? Um desastre. Isso não pode se repetir. Tenho todo carinho por Cida, Estela, Luciano Cartaxo… Mas não podemos deixar que o PT passe por um vexame mais uma vez”, frisou.
Apesar de estar oficialmente na oposição ao prefeito Cícero Lucena, Jackson disse que não pode ser descartada a possibilidade de apoiar o gestor, caso ele mude de partido. Saindo do PP para uma sigla com diretriz voltada à esquerda.
“Se Cícero Lucena se filiar a um partido que esteja nesse campo, qual o problema de colocar a candidatura dele na mesa? O PT está na oposição a Cícero, é o único partido que faz oposição, mas se ele se filiar a um novo partido, qual o problema de discutir?”, sugeriu.
Mais PB
As polícias civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte localizaram nesta quarta-feira, 15 de março, um dos responsáveis pelos ataques protagonizados nas últimas 48 horas em 14 municípios do RN.
José Wilson da Silva Filho, conhecido como “Argentino”, 29 anos, estava escondido no bairro de Paratibe, em João Pessoa, e reagiu à prisão atirando contra os policiais. Ele morreu na hora.
O foragido era o principal chefe da maior facção criminosa do Rio Grande do Norte que estava em liberdade e vinha comandando os ataques naquele estado. Ele foi encontrado por policiais da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio da Capital (DCCPAT/PCPB) e do DEICOR/PCRN.
De acordo com o delegado João Paulo Amazonas, as polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão atuando de forma integrada, à procura de outros criminosos que eventualmente estejam tentando se esconder em território paraibano.
“Desde o início dos ataques no Rio Grande do Norte que nós mantemos esses contatos, não apenas com a polícia do RN, mas com as dos outros estados vizinhos, como Pernambuco e Ceará. Todas as polícias estão atentas a essas movimentações e prontas para combater essa onda de violência”, disse Amazonas.
MaisPB
Na ocasião, a coordenadora buscou novas propostas de trabalhos a serem desenvolvidas com as mulheres do nosso município.
Logo após a visita, aconteceu uma importante reunião na Unidade do IFPB, onde foram realizadas apresentações da Coordenadora do curso Técnico em Vestuário Liamara Lopes, e do Diretor de Ensino Roberto Ranniéri, que falou sobre o curso Técnico em Informática. Ambos relataram a atual situação dos referidos cursos técnicos, relativos à infraestrutura e logística, destacando o quão dinâmico são as tecnologias neles empregadas, e que o IFPB precisa acompanhar com investimentos, as inovações e novidades que cada setor demando.
Por fim, o Diretor Geral e professor Frederico Campos enfatizou a urgência da necessidade da atualização tanto do maquinário do curso de Modelagem do Vestuário, quanto da modernização dos computadores do Campus para a manutenção da excelência na execução do ensino técnico daquela unidade. Comentou o professor Frederico: “É extremamente importante a vinda do Pró-reitor para conhecer a realizada dos campi avançados, e entender os gargalos que represam o crescimento dos mesmos”.
Equipe do Campus-PF