Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Buba recepciona Caravana da Rede Cuidar em Picuí








O deputado estadual Buba Germano (PSB) recepcionou na noite dessa segunda-feira (29) em Picuí, Seridó paraibano, a Caravana da Rede Cuidar. O ponto de chegada dos profissionais foi a ECIT Professor Lordão, onde foi organizado um jantar com música ao vivo. Na oportunidade, o parlamentar esteve acompanhado do diretor da instituição educacional ‒ Adaiano Farias e do diretor-geral do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes ‒ Alfredo Dantas.





Buba registrou o momento nas redes sociais, onde demonstrou a alegria em poder receber a Caravana e aproveitou para agradecer ao governador João Azevedo (Cidadania), bem como ao secretário de Saúde do Estado ‒ Dr. Geraldo Medeiros e parabenizar todos os profissionais envolvidos na ação.



A ação dos profissionais teve início na manhã desta terça-feira (30) e os atendimentos foram realizados na ECIT Professor Lordão e no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, onde foram foram realizados atendimentos obstétricos. Ao todo, 13 cidades receberão a Caravana. De 01 a 04 de dezembro, os profissionais ainda irão percorrer mais 4 cidades: Queimadas (1º); Guarabira (02); Mamanguape (03) e Itabaiana (04).


Assessoria.

Município de Frei Martinho foi contemplado com uma creche pelo Governo da Paraíba


 O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio do Programa Paraíba Primeira Infância,  realizou nesta terça-feira, 30 de novembro, no Teatro Paulo Pontes, na capital João Pessoa, a Solenidade de Assinatura de Convênios para construção de Creches em 104 municípios.

O objetivo da ação é melhorar os índices do Plano Nacional de Alfabetização, a meta 1 que trata do acesso ao ensino infantil,  contemplando municípios pertencentes ao Regime de Colaboração Integra Educação PB, possibilitando a eles mais uma ferramenta para desenvolver a educação dos estudantes de 0 a 6 anos.


 O município de Frei Martinho, foi um dos contemplados. O Prefeiro Tião Pinto, esteve presente no evento, acompanhado dos Vereadores Rodolfo Moraes, Jamaelson e do Vereador e Presidente da Câmara Felipy Pinto 


"Agradeço mais uma vez ao  Governador João Azevedo, por mais  uma grande obra para Frei Martinho/PB.e claro ao nosso deputado estadual  Wilson Filho, pela intermediação de trazer mais esse benefício para nossa cidade  " Disse Tião

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Frei Martinho realizará audiência pública para discutir plano estadual de Juventude

 


A Prefeitura Municipal de Frei Martinho, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizará nesta terça-feira, 30 de novembro de 2021, a partir das 08h30min na Câmara Municipal de Frei Martinho  uma Audiência Pública de Juventude para a criação e elaboração do Plano Municipal de Juventude.

domingo, 28 de novembro de 2021

Frei martinho reaiizará a 8ª semana do bebê, confira a programação

 


A Prefeitura Municipal de Frei Martinho através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, irão realizar a 8ª semana do bebê.Confira a programação  

























Só a Educação tansforma disse Antonio de Pádua Sobrinho


 O Picuiense Antonio de Pádua Sobrinho (Foto), possuí um vasto currículo na área de educação, durante a apresentação do Programa Educacãp em foco, disse que só a Educação transforma  ”. Segundo ele sua vida mudou quando ingressou no Curso de Mineração do IFPB, campus Picuí, na época, recentemente instalado na cidade.


” Me dediquei aos estudos e a pesquisa e as oportunidades começaram a surgir sendo convidado para proferi palestras em Universidades e em eventos de Mineração no Estado da Paraíba e em Estados vizinhos, em seguida recebi um convite para ministrar aulas na  Escola Cidadã Integral Técnica Padre Jerônimo Lauwen na  cidade de Santa Luzia, onde fui coordenador dos cursos técnicos daquela unidade escolas até o ano de 2018″ Disse


” Em 2018 participei do processo de planejamento e execução da Expansão das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba, desempenhei a função de Coordenador Pedagógico Adjunto do PARAIBATEC(Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba), atuando majoritariamente na sede da Secretaria de Estado da Educação em João Pessoa. Além disso, fiz parte da equipe que instituiu o Programa Estadual Primeira Chance, criado pelo atual Governador João Azevedo que visa o incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação.” Concluiu


Atualmente Pádua, criou um Programa denominado Educação em foco, que é apresentado na quinta-feira na webrádio Sussuarana de Frei Marinho e no sábado na rádio Cenecista de Picuí e , atua como apoio técnico pedagógico da 4ª Gerência regional de educação, sediada em Cuité.


Por Assessoria

Morre em João Pessoa o médico Dr Pereira

 


Com bastante pesar, recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Maternidade Nossa Senhora Aparecida, a extinta APAMIP, de Picuí, o médico José Pereira da Costa, ocorrido na noite deste sábado (26) em João Pessoa.


Natural de Cuité, Dr. Pereira foi deputado estadual por quatro mandatos, tendo apoio do seu sogro, Roldão Zacarias de Macedo, ex-prefeito de Picuí, e de todos os políticos do Seridó e do Curimataú paraibano.


Em 2012, junto com um grupo de ex-funcionários da APAMIP e de representantes do município, realizamos uma homenagem a Dr. Pereira pelos 50 anos de serviços prestados à saúde de Picuí.


Foi uma singela homenagem à este homem que dedicou a vida ao nosso povo. Seja através da saúde ou da política. Somos gratos por toda a sua dedicação à nossa região.


Nossos sinceros sentimentos à família e amigos do Dr. Pereira.

Texto Assessoria Buba Germano 

sábado, 27 de novembro de 2021

Assista, Psicólogo Daniel Macedo dar dicas para os estudantes que irão fazer as provas do ENEM neste domingo 28.


 Neste sábado,28 de novembro  o programa Educação em Foco  transmitido pela rádio Cenecista de Picuí  teve como pauta o ENEM.  

O programa apresentado por Antonio de Pádua Sobrinho  contou com a participação de Daniel Macedo

Mestre em Psicanálise ,Pós-graduado em Saúde Mental, em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Neiropsicopedagogia, atuando profissionalmente nos campos da Psicologia Clínica e Educação. Na oportunidade ele deu dicas para os estudantes que irão fazer o ENEM neste domingo, 28 de novembro.  Assista:


Estudantes da 4ª GRE são medalhistas nas Paralimpíadas Escolares 2021 em São Paulo

 



Estudantes da 4ª Gerência Regional de Educação (4ª GRE), são medalhistas nas Paralimpíadas Escolares 2021 em São Paulo.


A estudante Isllane Lavínia Alves dos Santos, da ECI José Rolderick de Oliveira- Nova Floresta, conquistou medalhas de  ouro (por equipe) e bronze no individual, na modalidade Tênis de Mesa, ela estavaa companhada da professora e técnica Franciana santos. Já estudante João Victor, do 8º Ano, da ECI Pedro Henrique da Silva, localizada na zona rural do município de Cuité, conquistou medalha de Bronze na modalidade Basquete em Cadeira de Rodas, ele estava acompanhado do professor e técnico Josemário Silva.



Os estudantes fizeram parte da delegação paraibana nas Paraolimpíadas Escolares de São Paulo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Laboratório do IFPB campus Picuí dissemina cultura maker


 

O Campus Picuí do IFPB inaugurou, neste mês de novembro, o seu Laboratório de Inovação, Pesquisa e Extensão em Educação Maker, o LabMaker Picuí. O equipamento pretende ser um disseminador da cultura maker, “do aprenda fazendo”, estimulando parcerias entre o Instituto Federal da Paraíba e outras organizações da região, promovendo uma nova metodologia de ensino, com maior protagonismo estudantil.


A inauguração oficial do LabMaker Picuí marcou uma ação presencial do 4º Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB, o Simpif, na primeira tarde do evento, e contou com a presença de representantes da reitoria da instituição, de parlamentares e da 4º gerência regional de Educação da Paraíba. O evento foi transmitido pela TV IFPB no canal do YouTube.


O coordenador do LabMaker, professor Fernando Costa Fernandes Gomes, diz que a iniciativa começou porque ele e outros colegas sentiam falta de algo que relacionasse mais a cultura maker à área de ensino, sem tanta ligação inicial com prototipagem ou parceria com empresas. Fernando explica que a ideia tomou corpo justamente durante a pandemia ao frequentar o Laboratório de Física e Química, durante aulas não-presenciais. Assim começaram a desenhar um projeto com espaço próprio contando com apoio das diretorias de Administração e de Finanças e de Desenvolvimento de Ensino.      Fernando conta que o envolvimento com a cultura maker já tinha se iniciado há anos, principalmente em parcerias de projetos com o servidor José Torres que era técnico de Laboratório no campus Picuí. Hoje Torres é professor em Santa Luzia, depois de ter passado pelo campus Patos, ao fazer um novo concurso para docente. Ele e Fernando orientaram equipes de estudantes premiadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). “Participar destes eventos foi o girar da chave para a gente a respeito da cultura maker”, frisa Fernando. Ele disse que conseguiram muito material que hoje está no LabMaker a partir dos editais de projetos desenvolvidos com Torres.


O LabMaker tem duas impressoras 3D, arduínos e muitas ferramentas para os alunos colocarem a mão na massa. Mas, Fernando, professor de Física, destaca que um dos maiores patrimônios é a equipe multidisciplinar que conta com a professora Kassandra Mendes Soares, da área de Química, Marcelo Andrade, de Sociologia, o coordenador de Informática, Marcos José do Nascimento Junior, que veio do campus Sousa, e Jales Anderson Monteiro, nomeado recentemente.


Atualmente, há cinco alunas que são monitoras voluntárias. O coordenador Fernando ressalta que um dos pilares do LabMaker é estimular o protagonismo feminino já que faz parte da cultura maker o comprometimento com os objetivos de desenvolvimento do milênio que são relacionados a equidade de gênero e respeito ao meio ambiente, entre outros. A equipe conta ainda com ex-alunos do ensino médio integrado ao técnico em Informática, incluindo dois que fazem hoje o curso técnico subsequente de Eletrônica.   Entre as primeiras ações do Laboratório está uma parceria com a coordenação de Informática para oferecer um curso de 20 horas de capacitação em introdução a programação aplicada e robótica educacional. Outras ações são a confecção de dois protótipos para a maratona de empreendedorismo.


As parcerias externas também estão bem encaminhadas. “A ideia do nosso laboratório é trabalhar com professores da rede pública da região. Já temos projetos a desenvolver com escolas dos municípios de Sossego, Barra de Santa Rosa e Frei Martinho. Queremos iniciar uma capacitação com professores do ensino fundamental superior e uma consultoria”, informou Fernando.  Ascom IFPB


O Laboratório que iniciou a partir do Núcleo de Extensão da Rede Rizoma tem projetos com comunidades da região: “Também estamos auxiliando no processo de registro de marcas e indicação geográfica junto a Associação das Mulheres da Quixaba, daqui da região de Picuí. A Delícias da Quixaba que tem geleia e doce de umbu”.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Prefeitura de Frei Martinho realiza lançamento oficial do SELO UNICEF – Edição 2021-2021


 A  Prefeitura de Frei Martinho realizou nesta  terça-feira, dia 23 de novembro, o lançamento oficial do SELO UNICEF – Edição 2021-2021.  O SELO  é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

             Na oportunidade o Prefeito Tião Pinto e a Vice-Prefeita Maria de Fátima apresentaram a Comissão Intersetorial do SELO UNICEF e ressaltaram a importância do trabalho coletivo, da soma de esforços e do compromisso dessa gestão em favor das crianças, jovens e adolescentes Freimartinhenses.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Antônio de Pádua Sobrinho - História de vida e trajetória profissional na educação


 Natural da cidade de Picuí, Antônio de Pádua Sobrinho, foi formado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraiba- IFPB, Campus Picuí, no curso Técnico em mineração, onde viu a oportunidade única de mudar de vida, com a instalação do Campus na cidade, se dedicou aos estudos e a pesquisa até alcançar o reconhecimento pelas muitas contribuições para a pesquisa científica na área de mineração, conseguiu estagiar na Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais do Estado da Paraíba-CDRM, dando apoio à pequena mineração e as cooperativas de Mineradores da Mesorregião do Seridó Paraibano, desenvolvendo tais atividades: Selecionando áreas potencialmente mineralizadas para fixação de atividades extrativas por pequenos mineradores organizados em cooperativas, prospectando minerais de interesse econômico para atender as demandas mercadológicas, bem como, estabelecendo atividades produtivas pelos cooperados das cooperativas de Picuí e Frei Martinho, COOPICUÍ E COOPERMINERAL, respectivamente, auxiliando os dirigentes de cooperativas em atividades relativas aos processos produtivos de tratamentos e comercializações, elaborando relatórios técnicos de interesse das cooperativas e das instituições parceiras do programa de apoio ao pequeno minerador, e mais especificamente, da equipe técnica da CDRM/PB, contribuindo e apresentando sugestões para melhoria do modelo produtivo, através de pequenos mineradores.

Na área Acadêmica sempre participativo, sendo voluntário do PIBIC-Em/IFPB- Picuí do projeto intitulado MAPEAMENTO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA REGIÃO DO SERIDÓ PARAIBANO E NORTERIOGRANDENSE, cujo coordenador foi o Prof.MSC Thyago de Almeira Silveira. 

Criou o blog Setor Mineral em Foco e percorreu a Paraíba e outros estados proferindo palestras sobre o momento atual do desenvolvimento do setor mineral, além de apresentar trabalhos científicos em artigos nacionais e internacionais, e, por meio dos estudos, conseguiu alcançar o posto de Professor do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Padre Jerônimo Lauwen na cidade de Santa Luzia, exercendo suas atividades como Professor e Coordenador do curso entre os anos de 2012 á 2017, onde foi contemplado com o prêmio Mestre da Educação do Governo do Estado da Paraíba. nos anos de 2014/, 2015, 2016 e 2017.



O prêmio Mestres da Educação é uma iniciativa do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e consiste na fomentação, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação, em exercício nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente lotado na Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, na Comissão Executiva de Educação Integral, foi dos responsáveis pela articulação das escolas cidadãs integrais técnicas do estado as ECIT,S com o setor produtivo, alinhando a aprendizagem dos estudantes com aquilo que eles vão vivenciar no mercado de trabalho, através de atividades práticas, aproximando- os do seu arranjo produtivo local-APL, integrando universidades, Institutos federais, sistema S, associações cooperativas e setor produtivo. 

Pádua possuí formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio pelo INSPER (2018). No ano de 2019, foi coordenador do Programa Estadual Primeira Chance, instituído pelo atual Governador João Azevedo que visa o incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, atualmente compõem a equipe articulando ações do Programa com o setor produtivo 

Pádua também foi  um dos membros do Grupo de Trabalho (GT) para a definição, elaboração e concepção de um plano de negócios, com o objetivo de apresentar as potencialidades e oportunidades de investimento do Complexo Portuário de Cabedelo e regiões adjacentes, criado pelo ato nº 1.516 de 06 de maio de 2019,instituído pelo Governador João Azevedo no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 86, inciso II, da Constituição do Estado, e, considerando a necessidade de apresentar as potencialidades e oportunidades de investimento do Complexo Portuário de Cabedelo e regiões adjacentes; Considerando que esse tipo de trabalho demanda a definição, elaboração e concepção de um plano de negócios.

O Grupo de Trabalho foi composto pelos seguintes órgãos da administração estadual: II – Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – SEECT; Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG. 


Atualmente Pádua, criou um Programa denominado Educação em foco, que é apresentado na quinta-feira na webrádio Sussuarana de Frei Marinho e no sábado na rádio Cenecista de Picuí e , atua como apoio técnico pedagógico da 4ª Gerência regional de educação, sediada em Cuité.

Assembleia debate impactos das energias renováveis na Paraíba em audiência pública


 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na manhã desta sexta-feira (19), através de videoconferência, para discutir os impactos causados pelas energias renováveis. O debate, proposto pelas deputadas Cida Ramos e Estela, contou ainda com a participação do secretário executivo de Estado de Energia, Robson Barbosa, além de especialistas e representantes da sociedade civil organizada.

 

As energias renováveis são reconhecidamente limpas por não necessitarem de processos artificiais que resultam em prejuízo para o meio ambiente. No entanto, na Paraíba, especialistas alertam que grandes usinas e parques eólicos podem comprometer de forma significativa o processo de desertificação de determinadas áreas, além de causar morte de animais e destruição de vegetação nativa.

 

A deputada Cida Ramos destacou que, mais do que uma questão de sustentabilidade, se faz necessária a realização de uma operação de salvamento do planeta para que os danos ao meio ambiente não avancem ao ponto de se tornarem irreversíveis. “A terra pode ficar inviável para a vida em decorrência do processo de degradação e do aquecimento global a que nós estamos submetidos. O consumo de combustíveis fosseis é parte do problema. Ele afeta a qualidade do ar. Penso que a energia fotovoltaica é uma realidade que merece muito ser tratada como política pública”, declarou a deputada.

 

A parlamentar observou que a Paraíba possui um dos melhores índices de radiação solar do país, com poucos sinais de nebulosidade, potencial para liderar o modelo de energia fotovoltaica e detentor desse insumo, contribuindo com o meio ambiente. No entanto, Cida fez um alerta em relação aos territórios ocupados para a instalação de usinas de energia solar. Segundo ela, atualmente, na Paraíba, é preciso estar atento a implantação dessas usinas e sua relação com a população que reside nessas localidades.

 

“Estamos tratando de um modelo econômico e sua relação com meio ambiente que tem sido predatória, que desmata . Temos uma perspectiva de uma energia importante, mas que ao mesmo tempo traz elementos da velha política, que destrói biomas e não respeita a população. Não pode maltratar o meio ambiente e não discutir com a população nativa que tira seu sustento. Debatemos aqui essa relação com a população, principalmente, com as pessoas da agricultura familiar, pois trata-se de uma relação que não é transparente”, avaliou Cida.

 

A deputada, em conjunto com os participantes da audiência, defenderam a criação de um fórum de discussão e a construção de um grupo de trabalho com a Secretaria de Estado de Energia, a Sudema, os municípios, as indústrias e a sociedade civil organizada para contribuir com a criação de um marco jurídico estadual especifico para o setor de energias renováveis. “É preciso criar plenárias e debater esse tema em diversas regiões e territórios”, disse

 

Representando a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Nayha Maria Lira Caju ressaltou a necessidade da elaboração e aplicação de uma legislação específica para regulamentar empreendimentos do setor de energias renováveis que possam, principalmente, proteger a população envolvida e amenizar os danos causados às localidades.

 

“É preciso haver normas mais técnicas, principalmente em relação às distâncias dos empreendimentos para as comunidades e isso ainda não existe, o que nos deixa sem condições de exigir uma distância mínima e precisamos elaborar isso. As pessoas sofrem com ruídos e outros efeitos causados por esses empreendimentos. Precisamos dessas normas para determinar onde o empreendedor possa ou não implantar seu empreendimento”, explicou Naya, acrescentando que cabe ao órgão apenas realização do estudo ambiental.

 

Também preocupado com a necessidade da elaboração de uma legislação específica, o secretário Executivo de Estado de Energia, Robson Barbosa, afirmou que “a energia é 99,9% privativa de ações da União, desde recursos naturais até a regulamentação”. “Então, primeiramente, é preciso ressaltar que é um assunto de esfera federal. Para além disso acredito que temos que organizar um marco regulatório unificado, com normas voltadas para os empreendimentos energéticos”, disse.

 

A representante do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora Ricelia Marinho Sales, chamou a atenção para os compromissos assumidos pelo país referentes aos 17 objetivos da Agenda 2030, que inclui também a busca por soluções centralizadas de energias renováveis, transformando de fato a vida das pessoas.

 

“Temos que interconectar as energias renováveis com funcionamento do sistema natural – os ciclos da água, do solo, com o ar e com os fatores socioculturais – a partir da criação de uma política territorial somada a um bom planejamento de para garantir uma gestão participativa sem perturbar e causar injustiças socioambientais e sem reduzir a natureza à mera prestadora de serviço para proveito apenas de empresas e mercados”, cobrou a professora.

 

Já  o professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, Fernando Joaquim Ferreira Maia, reforçou a importância de regulamentar e estabelecer um contrato justo entre as empresas de energia renovável e os agricultores, com cláusulas claras e transparentes. “Nossa preocupação é com as relações de produção de energia eólica, de eletricidade com os agricultores, nos aspectos mais jurídicos, toda a questão dos contratos, do uso da terra e da regularização fundiária. É imprescindível levar em consideração a transparência das questões tributárias e regulamentação na exploração da terra”, afirmou Fernando Maia.

 

Representando a população afetada pela implantação e ampliação de empreendimentos do setor de energias, José de Arimatéia, da Ação Diocesana de Patos, denunciou supostos prejuízos sofridos pela comunidade com a instalação dos parques de energia renováveis, segundo ele, sem qualquer discussão prévia. Arimatéia afirmou ainda que a forma utilizada pelas empresas causa desagregação, não respeita a dinâmica da comunidade e promove desequilíbrio ambiental na região.

 

Também participaram da audiência Vanúbia Martins, da Comissão Pastoral da Terra em Campina Grande; o articulador pedagógico José Wellington, da Cáritas Diocesana; a diretora do Movimento Sem Terra na Paraíba (MST-PB), Dilei Aparecida Schiochet; o representante do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, César Nóbrega; Roberto Jeferson, representando o mandato da vereadora Jô Oliveira, de Campina Grande; e o vereador de Patos, Jose Gonçalves.

Ascom

Sine-JP disponibiliza esta semana 126 vagas de trabalho


 A semana começa com oportunidades para quem está em busca de um posto no mercado de trabalho na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está disponibilizando 126 vagas em diversas áreas profissionais, no período que vai desta segunda (22) até sexta-feira (26). Para concorrer, é necessário agendar o atendimento pela internet.

As vagas oferecidas abrangem 47 funções diferentes. Entre elas, há cinco oportunidades para representante comercial autônomo; seis, para atendente de lanchonete; quatro, para auxiliar mecânico de refrigeração; outras quatro, para costureiro na confecção em série; mais quatro, para mecânico de refrigeração; e duas, para recepcionista. Muitos postos não exigem Ensino Fundamental completo.

Também seguem abertas 15 vagas para instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, função que não precisa de experiência em carteira. Há ainda 18 oportunidades para alimentador de linha de produção, exclusivamente destinadas para pessoas com deficiência (PCD) auditiva ou visual.

Agendamento – Os interessados em qualquer vaga de trabalho oferecida devem acessar o link agendamentosinejp.joaopessoa.pb.gov.br para fazer o agendamento, bem como consultas ou atualização cadastral. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 9.8654-8525.

CCJ aprova projeto de deputado paraibano que cria Dia do Orgulho Hetero


 Foi aprovado hoje por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba o projeto de lei ordinária apresentado pelo deputado Wallber Virgolino (Patriota) criando o Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. Na justificativa, a proposta diz que o objetivo “é defender os direitos e garantias das pessoas que tem orientação heterossexual de se manifestarem acerca da sua escolha, do orgulho que sentem desta, e não sofrerem qualquer tipo de discriminação por isso”.

O relator da matéria foi o deputado Hervázio Bezerra que se manifestou pela constitucionalidade da matéria, embora tenha brincado e dito que não participaria dos eventos relativos à data: “Explico que não vou nem a esse e nem ao outro”, afirmou, numa referência velada ao Dia do Orgulho Gay, comemorado internacionalmente no  dia 28 de junho.

Ainda participaram da reunião os deputados Ricardo Barbosa, Jutay Meneses, Anderson Monteiro, Júnior Araújo e Edmilson Soares.


Parlamento PB

Pesquisa do Procon-JP aponta variação de até 132,87% no preço do papel higiênico


 A pesquisa de preços de alimentos e produtos de higiene realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) no dia 22 de novembro constatou uma variação de até 132,87% no preço do papel higiênico simples, da marca Mili. O levantamento foi feito em 12 estabelecimentos da Capital, com um total de 104 itens verificados.

O segundo item com maior variação entre os produtos de higiene foi o creme dental Oral B (Dentes Brancos), com 119,62% e o álcool em gel Zulu, com 100,13%.

Já entre os alimentos, o preço da margarina Deline foi o que teve a maior variação, com 121,62%. Outro alimento de destaque na cesta básica do consumidor é o feijão carioquinha. Na pesquisa do Procon-JP o produto foi encontrado com variação de até 40,69%. O menor preço do produto foi de R$ 6,15, da marca Pureza, no Supermercado Do Dia. Já o maior preço encontrado foi de R$ 8,99, da marca Kikaldo, no Supermercado Manaíra.

A pesquisa do Procon-JP encontrou o menor preço do arroz parboilizado tipo 1 por R$ 3,29, marca Kika, no Extra, enquanto o maior preço registrado foi R$ 6,19, da marca Camil, no Supermercado Santiago.

Menor variação – Dentre os 104 itens verificados no levantamento do Procon-JP, a menor variação registrada foi de 3,96% no leite integral (em pó), da marca Piracanjuba. Entre os produtos de limpeza a menor variação foi do sabonete Even Pro, com 21,16%.

Supermercados pesquisados: Superbox Brasil, Santiago, Verde Vale, Manaíra, Carrefour, Menor Preço, Latorre, Bemais, Varejão dos Preços, Extra, Bompreço e Do Dia.

Para conferir a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br e o site proconjp.pb.gov.br.

João Azevêdo anuncia R$ 1,4 bilhão em pagamento de 2ª parcela do 13º, abono natalino, prêmios da Educação e salários.


O governador João Azevêdo (foto) anunciou, nesta segunda-feira (22), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.  Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para 524 mil famílias e do 14º e 15º salários destinados aos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor – 2021. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 1,4 bilhão nos cofres públicos estaduais que será injetado nos próximos 26 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.


Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 10 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 29 e 30. O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. No próximo mês, o salário será pago nos dias 23 e 24.


Já o 14º e 15º salários dos professores serão pagos no dia 16 de dezembro. A iniciativa do Governo do Estado premia experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino.


“Através da injeção desses recursos na economia, poderemos fortalecer o comércio e serviços do nosso estado nessa virada de ano, assegurando ainda tranquilidade aos servidores. Esse tem sido um esforço muito grande do governo para manter o pagamento de fornecedores e funcionários em dia, mantendo o nosso compromisso de efetuar o pagamento dentro do mês trabalhado, mesmo com o enfrentamento da pandemia. Além do cuidado com a saúde, com a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, das ações sociais, estamos respeitando o servidor público, o que nos dá uma satisfação muito grande”, ressaltou o governador João Azevêdo.


Calendário de pagamentos:


29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados


30/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta


10/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual


10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino


16/12 - 14º e 15º salários dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor


23/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados


24/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta.


 


Com Ascom

Buba comemora investimentos em mobilidade urbana no Seridó e Curimataú



 Ao participar nesta segunda-feira (22) da autorização de obras de asfaltamento de ruas e travessias urbanas em 85 municípios paraibanos pelo governador João Azevedo, o deputado estadual Buba Germano comemorou o anúncio de investimentos em cidades do Seridó e Curimataú paraibano. Ao todo, 11 municípios da região serão contemplados com ações de mobilidade urbana.

O investimento total ultrapassa os R$ 130 milhões de recursos próprios do tesouro estadual para serviços que abrangem aproximadamente 160 quilômetros de extensão, oferecendo mais segurança e mobilidade no tráfego de veículos e dos pedestres.

No Seridó e Curimataú paraibano, foram contemplados com obras de asfaltamento de ruas e travessias urbanas os municípios de Baraúna, Cuité, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Sossego. Além disso, os municípios de Barra de Santa Rosa, Cubati e Damião já estão com as obras de asfaltamento de ruas e travessias urbanas em fase de licitação.

“São obras importantes. Com essas ações, a gente conclui todas as etapas de interligação asfáltica da nossa região. Nosso sentimento é de gratidão ao governador e parabéns a todos aqueles que foram contemplados. Quem ganha com isso é o povo paraibano”, comemorou o deputado Buba Germano destacando as obras de pavimentação das rodovias estaduais PB 167 (Sossego-Cubati) e PB 151 (Picuí-Nova Floresta).



  Entre obras concluídas, em andamento, em licitação e a licitar, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 208 milhões em travessias urbanas ou asfaltamento que totalizam 277,89 Km de extensão, contemplando 133 municípios paraibanos.

A solenidade, que ocorreu na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, contou com a presença dos gestores municipais, vice-prefeitos, deputados estaduais e federais e auxiliares do Governo do Estado.

Frei Martinho, Tião Pinto anuncia chegada do sinal de TV digital e agradece ao Deputado Federal Hugo Motta.


 O Prefeito Tião Pinto, da cidade de Frei Martinho, anunciou nesta terça-feira, 23 de novembro, mais uma conquista para o município trata-se sinal digital de TV. 




"  O sinal digital de TV está chegando em Frei Martinho, essa é mais uma ação do nosso Deputado Federal Hugo Motta, que não se cansa de lutar por benefícios para população freimartinhense.O programa Digitaliza Brasil busca expandir o sinal digital de televisão para todo o território nacional.O governo fornecerá kits de adaptação para famílias que não possuírem aparelhos TV compatíveis com a tecnologia."  Disse Tião Pinto

Assessoria

Frei Martinho, Vereador Carlos de Atim acompanha prefeito Tião Pinto em solenidade em João Pessoa


 O Vereador Carlos de Atim, ( Cidadania), da cidade de Frei Martinho,   acompanhou o Prefeito Tião Pinto  na última segunda- feira, 22 de novembro na   solenidade de autorização de asfaltamento de ruas e travessias urbanas  em 85 municípios paraibanos, dentre eles o  município de Frei Martinho.


A solenidade, ocorreu na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, contou com  a presença do governador João Azevedo,  mais de 100 prefeitos, secretários de estado e de  representantes dos municípios, que acompanharam as assinaturas das ordens de licitação,  além de Carlos de Atim, o Vereador e Presidente da Câmara Felipy Pinto, também esteve presente.  


" O momento importante para o município de Frei Martinho,  uma obra que trará uma melhor mobilidade urbana, além da geração de emprego e renda para população Freimartinhesse . " Disse Carlos de Atim

Reviravolta no caso do homicídio do vigilante da GSM em Picuí: um dos indiciados é liberado por não ter ligação com o crime


 O caso do assassinato do vigilante noturno Ricardo Inácio da Silva, morto a tiros no dia 27 de julho de 2021, quando monitorava ruas no Centro da cidade de Picuí, Seridó paraibano, sofreu reviravolta. Nessa segunda-feira (22), o jovem picuiense José Matheus Alves dos Santos, 20 anos (foto), que estava sendo indiciados pelo crime, teve sua liberdade concedida.



Matheus, que trabalhou na empresa do vigilante, foi preso um dia antes do seu aniversário na cidade de Campina Grande no dia 28 de outubro, durante a Operação Conexão, do Núcleo de Homicídios e Grupo Tático Especial (GTE) da Décima Terceira Delegacia Seccional de Polícia Civil (13ª DSPC) de Picuí, com o apoio da Décima Primeira Delegacia Seccional (11ª DSPC) de Queimadas e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Campina Grande.



A reportagem do Portal Picuí Hoje entrou em contato com o advogado do acusado, o picuiense dr. Bismarck Lima, onde na ocasião fomos informados que "a verdade dos fatos foram esclarecidas". O advogado ressaltou que não houve nenhuma participação do ora indiciado no crime de homicídio do senhor Ricardo, razão pela qual o seu cliente foi posto em liberdade 


Na oportunidade, dr. Bismarck que vem se destacando no meio jurídico em todo Estado da Paraíba, bem como em outros Estados vizinhos, destacou o brilhante trabalho, o grande desempenho e a agilidade da Polícia Civil de Picuí face às investigações, bem como no esclarecimento dos fatos.

Em um dos seus perfis sociais na internet, o jovem fez diversas postagens (confira algumas abaixo) agradecendo a Deus e a sua família por não terem desistido dele, até a sua inocência ter sido provada. Matheus ainda lamentou as acusações injustas por parte dos seus colegas, finalizou um dos textos com a seguinte frase: "Foram 24 dias de dor e sofrimento, mas hoje Deus me libertou daquele lugar e será um novo recomeço da minha vida".



A operação também resultou na prisão da ex-companheira de Ricardo e do seu atual companheiro, no município de Umbuzeiro, Sertão da Paraíba, os quais, conforme informações repassadas pela Polícia Civil, planejaram matar o vigilante com o objetivo de ficar com os bens da empresa de vigilância, a qual pertencia a Ricardo.


“A princípio, disseminou-se uma versão de que Ricardo teria sido assassinado por causa de disputas por território para vigilância patrimonial, mas nós investigamos a chegamos a outra motivação. É um trabalho minucioso, baseado em vários planos de investigação, fazendo a conexão entre os investigados e a vítima. Uma verdadeira trama para matar o vigilante”, relatou o delegado seccional dr. Iasley Almeida.



Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Frei Martinho foi contemplado pelo Governo do Estado com pavimentação em asfalto das principais ruas da cidade.


 Nesta segunda-feira, 22 de novembro o Prefeito Tião Pinto,participou  da solenidade de autorização de asfaltamento de ruas e travessias urbanas do Governo da Paraíba. O Encontro contou  com  a participação  do governador João Azevedo  e mais de 100 prefeitos e representantes dos municípios, na ocasião  foi autorizado o pacote de obras que terá um investimento de R$ 208 milhões. Através do  mandato do Deputado Estadual Wilson Filho o município de Frei Martinho, foi um dos contemplados.

 A  solenidade aconteceu no  Espaço Cultural, na Cidade de João Pessoa, Além de Tião estiveram presentes o Vereador Carlos de Atim é Felipy Pinto, representando o poder legislativo do município.
 " Estamos muitos felizes, atendendo a nossa solicitação, mediada pelo  Deputado Estadual Wilson Filho e o  pelo Deputado Federal Hugo Motta, fomos  contemplado  com mais uma ação do  Governo do Estado,  onde iremos  realizar a  pavimentação em asfalto das principais ruas do nosso  município, uma obra de aproximadamente 1,5 milhões de reais, que trará uma melhor mobilidade urbana, além da geração de emprego e renda para população. "Disse o Prefeito Tião Pinto

domingo, 21 de novembro de 2021

Ramasses Américo representa Frei Martinho em corrida no RN


 O atleta  Freimartinhesse, Ranasses Américo,   participou da 5ª Corrida em Ação de Graças, no município de Currais Novos/RN, realizada no último sábado dia 20 de novembro. O atleta representou a cidade de Frei Martinho na competição.  Ramasses,  contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de  Frei Martinho. 

Escolas da 4 Gerência Regional de Educacão realizam Pit Stop para recepcionar estudantes para o ENEM.


 Neste domingo, 21 novembro, as escolas da 4 Gerência Regional de Educação, realizam  Pit Stop para recepcionar os  estudantes que foram fazer a prova da 1 etapa do Exame Nacional do Ensino Médio _ ENEM. Na oportunidade as equipes escolas montaram tendas e distribuíram Kits com água mineral,  chocantes, bolachas, máscaras e canetas. 

Além de incentivar os estudantes com palavras de apoio. O Gerente Regional de Educação da 4 Gre, Maricléferson Gomes e a.equipe da 4 Gerência acompanharam as mobilizações nas cidades onde ocorrem  de aplicação das provas na região.

" O ENEM  como eu sempre falo é  a culminância do nosso trabalho e  da trajetória escolar dos nossos  estudantes  que  se  prepararam  para este momento depois de um ano de muita dedicação, estudos e comprometimento, sabemos da tensão com que cada um deles chegam aos locais  das provas . Nosso  objetivo ao planejar está  ação foi  levar  um pouco de escontração e apoio a esses jovens. Aqui  parabenizo todas as escolas que fazem parte da 4Gre pela mobilização e desejo boa  prova  a todos os estudantes que estão fazendo o  Enem neste domingo. " Disse Maricléferson Gomes


Prefeitura de Frei Martinho distribui ‘kit Enem’ para os estudantes que fizeram fazer o Enem neste domingo(21)


 Neste domingo, 21 de novembro a Prefeitura municipal de Frei Martinho, além de disponibilizar o transporte,  distribuiu " Kit Enem" para os estudantes Freimartinhesses que foram fazer  a prova do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo. O Kit contêm  (caneta, máscara, Água mineral, biscoito, bombom, balinha e pirulito).

 O Prefeiro Tião, a vice Maria e a equipe da educação estiveram presentes na entrega." "Desejamos á todos os estudantes uma boa  prova  estamos na torcida, investir em educação é investir no futuro, mais do que a disponibilidade do transporte, a gente marca presença para dizer que acreditamos nos nossos jovens." Disse Tião


.

Frei Martinho foi contemplado com programa Digitaliza Brasil


 

O programa Digitaliza Brasil - que busca expandir o sinal digital de televisão para todo o território nacional.

Das cidades que foram contempladas nesta fase, 44 são do Ceará, 43 do Maranhão, 53 da Paraíba, 16 do Piauí e 27 do Rio Grande do Norte.


O governo fornecerá kits de adaptação para famílias que não possuírem aparelhos televisores compatíveis com a tecnologia. A adesão ao Digitaliza Brasil não possui custos para os clientes e consumidores.

sábado, 20 de novembro de 2021

Estudante da 4 Gerência Regional de Educação vence concurso nacional de redação




 Os estudantes do Programa Desafio Nota 1000 continuam se destacando no cenário nacional, com resultados nunca antes vistos na Rede Estadual da Paraíba!


Desta vez, foi o José Mateus,estudante da Escola Cidadã integral José Vitorino, localizada na cidade de sossego, 4 Gerência Regional de Educação,   ser contemplado. Ele já se posicionou, por dezenas de vezes, no Top 10 do DN1000.


Mas, agora, ele chegou ainda mais longe. Na disputa nacional com jovens de escolas públicas e privadas, o jovem paraibano conquistou o 1 lugar no pódio.


José Mateus será contemplado com 01 notebook, que o auxiliará nos estudos ano que vem, já na universidade, provavelmente no Curso de Farmácia, seu atual Projeto de Vida.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Estudantes e Professores da 4ª Gerência de Educação participarão de Paralimpíadas Escolares na cidade de São Paulo.

 

 


Os Estudantes, João Vitor da Escola Cidadã Integral Pedro Henrique da Silva, localizada na Serra do Bom Bocadinho, Município de Cuité e a estudante Isllane  Lavínia, da Escola Cidadã Integral José Roderick, localizada na Cidade de Nova Floresta, juntamente com os Professores Josemario Silva,   da Escola Cidadã Integral Técnica  Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada na cidade de Cuité, e  a Professora Franciana Santos, da Escola Cidadã Integral José Roderick, de Nova Floresta, Representarão  a 4ª Gerência Regional de Educação e a  delegação paraibana nas  modalidades  basquete em cadeiras de rodas, atletismo paraolímpico e   tênis de Mesa Paraolímpico. 

 A competição será realizada na cidade de São Paulo/SP no período de 22 a 27 de novembro de 2021,  no Centro de treinamento paralímpico Brasileiro. O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte, tendo como responsabilidade exclusiva a realização da Etapa Nacional.